Titula Parauapebas cadastra famílias no entorno do Igarapé Ilha do Coco

Aproximadamente, 70 famílias dos bairros Rio Verde, União e Maranhão receberam a equipe do programa para realização do cadastro socioeconômico

“Ficarei muito feliz quando receber o meu título, é um documento que garante a propriedade como nossa. Terei como comprovar que eu, realmente, sou dona da minha casa”. Essas sãos as palavras da dona de casa Antônia Matias, de 54 anos. Pioneira em Parauapebas, ela reside no bairro Rio Verde há 23 anos, e foi uma das moradoras a receber a visita da equipe técnica do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) – o Titula Parauapebas.

Executado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Titula visitou e realizou o cadastro de cerca de 70 famílias no entorno do Igarapé Ilha do Coco, do dia 30 de março até esta quinta-feira, 13 de abril.

Importância do Cadastro Social

“É no cadastro social que nós fazemos a identificação dos proprietários do imóvel e da situação socioeconômica dessas famílias. O levantamento serve de subsídio para elaboração do parecer social que contém os dados colhidos, a situação de renda socioeconômica das famílias e que nos ajudarão a identificar a modalidade de Reurb em que cada família está inserida”, explica a assistente social do Prosap e responsável pela mobilização comunitária da Reurb, Vanessa Ineth.

Fase importante do processo de regularização fundiária urbana, o Cadastro Social das Famílias precede a fase de Coleta Documental, quando a população é convidada a comparecer para realizar a entrega de toda a documentação necessária. Os moradores receberão da equipe técnica um convite com data, horário e local para a coleta documental.

“Eu acho esse programa [Prosap] muito bom, até porque essa área aqui, do Ilha do Coco, é muito desvalorizada para nós que temos os nossos imóveis. É uma ótima e muito abençoada iniciativa da prefeitura. Um título definitivo tem muita burocracia para ser tirado, a gente não tem condição”, diz Antônia Maciel.

Escritório Socioambiental

Segundo Vanessa Ineth, os moradores que não se encontravam em suas residências, no momento da visita da equipe social, podem procurar o Escritório Sociambiental do Prosap, localizado na Rua Rio Dourado, s/n, bairro Beira Rio I, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para almoço), para a realização do cadastro social ou podem entrar em contato pelo WhatsApp: (94) 98151 – 6034 para o agendamento de uma nova visita.

“O cadastro social é uma atividade contínua e não tem data para acabar, já que, muitas vezes, os proprietários não se encontram no momento em que a nossa equipe realiza a ação em campo”, finaliza a assistente social.

Fotos: Equipe Prosap