O Prosap

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) é um grande projeto que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da população, promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da área de intervenção, mediante a oferta de infraestrutura de saneamento ambiental, mobilidade urbana, qualificação de espaços públicos, reassentamento e remanejamento de pessoas de áreas de risco e a integração das áreas de intervenção ao restante do tecido urbano da cidade de Parauapebas. O Prosap será executado em seis anos, com a divisão do cronograma em três etapas.

Benefícios do Programa

• Com as obras de macrodrenagem nos Igarapés Ilha do Coco, Guanabara, Chácara das Estrelas e Lajeado, bem como com as obras de microdrenagem, muitos alagamentos pontuais serão resolvidos.

• Atualmente, Parauapebas coleta 20% de esgoto e trata apenas 8%. Com a conclusão de todas as intervenções, o município terá uma cobertura de mais de 65% de coleta e tratamento de esgoto.

• Com as obras do Prosap, a ETE do bairro Rio Verde será ampliada e revitalizada, enquanto que as ETE’s das ruas 10 e 19 e do bairro Primavera serão desativadas.

• O sistema de esgotamento sanitário do município será ampliado, promovendo o atendimento adequado de mais de 10 bairros.

• O programa vai promover melhorias no sistema de abastecimento e tratamento de água, especialmente da área de intervenção do programa, que saltará dos atuais 85% para 91,5% do município.

• Moradia digna para as famílias que estavam em áreas de risco e áreas diretamente afetadas pelas obras do programa, com 850 famílias reassentadas em unidades habitacionais em área dotada de infraestrutura, incluindo os Igarapés Ilha do Coco, Guanabara, Chácara das Estrelas e Lajeado.

• Mais de 3.000 empregos serão gerados durante o período de execução do programa.

• Com o Prosap, Parauapebas estará no rol das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, considerando toda a infraestrutura de saneamento básico a ser implantada.

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023