Igarapé Lajeado

O Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação do Igarapé Lajeado será desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
 
Como obras de micro e macrodrenagem, viárias, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, urbanismo e paisagismo, o projeto irá transformar, sanear e embelezar uma extensão de 12,4 quilômetros ao longo do Igarapé Lajeado que, contará, entre outras intervenções, com a construção de três grandes parques para o lazer e bem-estar da população.
 
Os bairros compreendidos pelo projeto são: Cidade Jardim, Minérios, Vila Nova, Polo Moveleiro, Popular I, Novo Tempo, o Complexo Tropical-Ipiranga, Vale do Sol e Jardim Ipê.
 
Entenda o conjunto de obras compreendido pelo projeto:
 
• Sistema de Microdrenagem: os bairros que margeiam o Igarapé Lajeado receberão redes de microdrenagem, que serão interligadas com redes existentes, para a coleta adequada de águas pluviais (água das chuvas).
 
Sistema de Macrodrenagem para revitalização e recuperação do Igarapé Lajeado, na área de intervenção.
 
• Sistema de Esgotamento Sanitário: redes de esgotamento sanitário serão dispostas nos bairros que margeiam o Igarapé; e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Tropical será revitalizada e ampliada para atendimento da demanda destes bairros.
 
• Sistema de Abastecimento de Água: redes de abastecimento de água serão implantadas no bairro Novo Tempo; Melhorias no sistema de abastecimento de água dos bairros que receberão intervenção direta serão aplicadas; e a Estação de Tratamento de Água (ETA 02) e a sua captação serão ampliadas para atendimento da demanda dos bairros que margeiam o Igarapé Lajeado.
 
Reassentamento de famílias: serão construídas 300 unidades habitacionais, térreas e individuais, para o reassentamento de famílias diretamente afetadas pelas obras do Projeto.
 
• Urbanização e Paisagismo: no entorno do Igarapé Lajeado serão implantados Parques Lineares e três Parques Urbanos.
 
O Programa de Investimento foi orçado em R$ 124 milhões de reais, e será executado em 2021 com recursos próprios do município.
Revitalização do Canal do Igarapé Lajeado
Revitalização do Canal do Igarapé Lajeado
Implantação de Parques Lineares e Urbanos
Urbanização e Paisagismo
Previous slide
Next slide

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023