Servidores da Copec e Prosap participam de treinamento sobre combate a princípios de incêndios

Na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, técnicos do Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional (Desso) da Prefeitura de Parauapebas ministraram um treinamento de combate a princípios de incêndios aos servidores que trabalham no prédio da Coordenação de Projetos Especiais e Captação de Recursos (Copec).

O Desso é um departamento da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH) da prefeitura e realiza esses treinamentos de acordo com o mapeamento feito pelo departamento, ou quando solicitado. O treinamento desta terça-feira foi solicitado pelo engenheiro de segurança do trabalho, Marcelo Pontes, do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

“Temos neste prédio uma boa quantidade de servidores da Copec e do Prosap e convidamos a equipe do Desso para realizar esse treinamento com o objetivo de ajudar na prevenção e controle de princípios de incêndios. Além de manter os cuidados em relação à segurança, nas nossas obras do Prosap, também trabalhamos para desenvolver essa cultura preventiva em nosso ambiente interno de trabalho”, pontua Marcelo.

Sobre o treinamento, o técnico de segurança no trabalho do Desso, Washington Vale, destaca que os servidores foram capacitados para lidar eficientemente com situações de emergência. “Essa iniciativa de preparação preventiva foi reforçada após o incêndio ocorrido no prédio da prefeitura, ressaltando a importância vital de todos estarem preparados para enfrentar tais situações”, explicou o técnico.

“Durante o treinamento, eu aprendi a maneira correta de manusear o extintor”, enfatiza Zana Andréia, supervisora ambiental, evidenciando a utilidade prática do treinamento. A capacitação proporcionou aos participantes habilidades essenciais, como a identificação de tipos de incêndio, o uso adequado de extintores e os procedimentos de evacuação segura.