Prosap prepara equipes para início das obras da ETE Rio Verde

Na manhã desta quinta-feira, 7, representantes da empresa Infracon Engenharia e Comércio participaram de reunião de integração com a equipe do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) sobre o início da obra de Desativação e Construção da Nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Verde, nas proximidades da Rua Tiradentes.

No encontro, que ocorreu no Escritório de Gestão Socioambiental do programa, no bairro Beira Rio I, foram alinhados temas importantes sobre os aspectos ambiental, social, de saúde e segurança no trabalho, dentre outros, que devem ser praticados pela empresa. “Tudo tem de estar muito integrado, para que a obra aconteça com o menor impacto possível para os moradores”, reforça a subcoordenadora social do Prosap, Eulalia Almeida.

De acordo com o engenheiro sanitarista e também fiscal do contrato, Carlos Pereira, nessa primeira etapa de obras será realizada a desativação da lagoa existente na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) cujo esgotamento de material equivale a mais de 31 mil metros cúbicos de esgoto sanitário. Em seguida, ocorrerão os serviços de sanitização do lodo, sua retirada e disposição no bota-fora de obras do Prosap. Logo depois serão executadas, em uma outra etapa, as obras civis que envolvem a implantação da nova ETE do Rio Verde.

Nos próximos dias, as equipes participam de novas reuniões para apresentação do plano de ação desta obra, com a mobilização de canteiro e trabalhadores. Importante destacar que, ao final dessa execução, a ETE do Rio Verde terá capacidade para tratar 336 litros de esgoto por segundo, permitindo o atendimento a 120 mil moradores. “Essa obra é muito peculiar, pois vamos desativar a lagoa e erguer uma estrutura nesse mesmo local”, explica o engenheiro sanitarista, Carlos Pereira.

Texto e Fotos: Comunicação Prosap