Prosap orienta comunidade sobre início das obras da ETE Rio Verde

Obra é essencial para promoção do saneamento básico e, após a implantação da segunda etapa, terá a capacidade de atender cerca de 160 mil habitantes

Com o intuito de manter a população informada sobre o início de uma das principais execuções do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a obra de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde, a equipe Social do programa realizou a entrega de comunicado para os moradores que residem na área do entorno da ETE localizada na Rua Tiradentes, bairro Rio Verde.

“Nosso objetivo é manter a transparência das execuções do Prosap junto à população, informando aos moradores que as obras vão iniciar daqui alguns dias”, disse o sociólogo do Prosap, Yuri Pereira.

De acordo com o engenheiro sanitarista do programa e fiscal da obra, Carlos Pereira, essa é uma obra grandiosa. “Trata-se de uma mega estrutura que vai receber esse esgoto que será coletado, por meio das redes coletoras que nós já estamos implantando na área de abrangência do projeto [Igarapé Ilha do Coco]”, explica o engenheiro informando que após a primeira etapa das obras a ETE será capaz de tratar os efluentes em uma vasão máxima de até 336 litros/segundo, elevando a capacidade de atendimento para cerca de 120 mil habitantes; após a segunda etapa (ampliação), a capacidade de tratamento da ETE Rio Verde passará para 461 litros/segundo, podendo atender quase 160 mil habitantes em Parauapebas.

Ainda segundo o engenheiro, promover o tratamento adequado é fundamental para que esses efluentes retornem à natureza em condições aceitáveis pela legislação ambiental, além de aumentar a qualidade de vida dos moradores. “Com essas intervenções, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Prosap, irá garantir que a população tenha acesso à coleta, ao transporte e ao tratamento adequado de todo esse esgoto sanitário e isso está relacionado, diretamente, com a promoção da qualidade de vida da comunidade”, finaliza Carlos Pereira.

Residente no bairro Rio Verde há 38 anos, Irismar Castro disse que espera que seja uma boa obra para população. “A gente já sofreu muito e, por isso, espera que essa seja uma boa obra para nós, até porque temos muitas crianças e idosos aqui”.

Ordem de Serviço

A Ordem de Serviço (O.S.) para o início das obras de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde foi assinada no último dia 05 de março e contou com a presença do prefeito Darci Lermen.

A obra será executada diretamente pela contratada Infracon Engenharia, e a previsão é que a primeira etapa de obras dure cerca de 26 meses.

Fotos: Adahilton Araújo