Prosap: mais de 18 mil atendimentos realizados no Escritório de Gestão Socioambiental

Reconhecido pela comunidade como instrumento importante na busca por informações e solução de demandas, o escritório atende ao público das 8h às 18h desde 2020, quando ocorreu a sua implantação

Informações sobre obras, desapropriaçã de imóveis ou remanejamento de famílias, entrega de recibos de aluguel social, esclarecimento de dúvidas sobre o programa de regularização fundiária ou sobre cadastro social de famílias, dentre outras demandas, chegam diariamente ao Escritório Local de Gestão Socioambiental (ELO), do Prosap, e são prontamente atendidas pela equipe.

Localizado à Rua Rio Dourado, S/N, no bairro Beira Rio I, o ELO é um importante ponto de atendimento à comunidade local para esclarecer dúvidas e oferecer suporte às pessoas atingidas direta ou indiretamente pelas obras do Prosap.

Desde o início das atividades em 2020, até o presente momento, a equipe do escritório já realizou 18.988 atendimentos à comunidade. O atendimento prestado no ELO tem sido reconhecido pela comunidade como uma ferramenta importante para a busca de informações e solução de problemas.

“Eu sempre sou muito bem atendida no ELO. Eu morava na invasão do bairro dos Minérios, com meus dois filhos, e o Prosap retirou a gente de lá e passou para o aluguel social, uma ajuda que veio em boa hora. Todo mês eu venho pegar meu recibo aqui no ELO e o atendimento é excelente”, destaca a diarista Maria Vitória.

“Por meio do diálogo direto com os moradores atendidos, temos conseguido identificar demandas específicas e implementar medidas que atendam às necessidades locais, de cada comunidade atingida pelas obras. O atendimento no ELO é um braço importante do trabalho social que desenvolvemos no Prosap”, afirma Eulalia Almeida, subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap.

Além de informações sobre o aluguel social, no ELO a comunidade pode obter orientações também sobre o Programa de Regularização Fundiária (Reurb) Titula Parauapebas.

Atendimento é permanente também por canais digitais

O Prosap oferece ainda relevantes serviços de forma online por meio do Mecanismo de Resoluções e Queixas (MRQ), instrumento pelo qual são recebidos questionamentos, dúvidas, queixas e reclamações dos moradores do município, estabelecendo uma conexão direta com os públicos compreendidos pelo programa.

Desde a implantação do mecanismo em junho de 2020, até o último mês [maio de 2023], mais de 400 atendimentos já foram realizados pelos canais eletrônicos/digitais.

Operacionalizado pela equipe de Comunicação do Prosap, o funcionamento do MRQ abrange o acolhimento, processamento e resolução de ocorrências registradas, garantindo, assim, que os processos de feedback tenham eficácia e sejam efetivados em até 03 dias úteis.

O atendimento digital é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, pelo WhatsApp (94) 9 9973-0476, e-mail: prosap.atendimento@parauapebas.pa.gov.br e site: prosap.parauapebas.pa.gov.br

Texto: Karine Gomes
Fotos: Emelly Gonçalves