Consulta Pública apresenta ações socioambientais para nova fase do Prosap

Mais de 80 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer melhor o programa e tirar dúvidas com os técnicos do Prosap durante o evento

Moradores do bairro Beiro Rio participaram da consulta pública realizada na terça-feira, 06, no Plenarinho da Câmara, pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Os impactos ambientais e a metodologia de trabalho para indenização dos imóveis atingidos pelas obras foram apresentados no evento.

“Eu moro aqui no Beira Rio, pertinho da Câmara Municipal, vim a pé mesmo. Estou curioso pra ver o que vai ser construído por aqui. Eu acho que vai ser algo bom! Se é o Prosap, então eu fico animado”, disse Antônio Mel, de 70 anos, quando perguntado sobre os motivos que o levaram a participar da consulta pública.

Morador da área compreendida pelo Trecho 2 do Projeto Igarapé Ilha do Coco, que é mais uma etapa importante de obras do Prosap, seu Antônio Mel acredita em um cenário com futuro ainda melhor. E a confiança dele e de outras famílias presentes à consulta têm relação direta com toda a estrutura já aportada e entregue pelo programa, como os parques lineares, sistema viário, pontes e o belo Complexo Turístico de Parauapebas.

Durante o evento, Maria Zanandréa Bezerra, supervisora de licenciamento e monitoramento ambiental do Prosap, apresentou o Programa de Gestão Ambiental e Social (PGAS) e as ações ambientais para a nova fase das obras, reforçando o compromisso do programa com a preservação do meio ambiente.

A subcoordenadora de ações sociais do Prosap, Eulália Almeida, apresentou o Plano Específico de Reassentamento (PER) aos participantes da consulta. Ela explicou que não haverá reassentamento de famílias nessa fase das obras, pois os imóveis na área do projeto são apenas lotes vazios, sem construções.

O engenheiro Marcelo Pontes detalhou o processo de indenização dos imóveis, explicando todo o trabalho realizado pelo Prosap: “realizamos levantamento social das famílias e avaliação física das propriedades, registrando todas as características e construções identificadas. Com base nesses dados, definimos o método de avaliação para áreas de terra nua e áreas edificadas, seguindo as normas da ABNT. Em seguida, determinamos o valor justo de indenização, que é apresentado às famílias”.

Sobre as obras do Prosap, todas as informações estão disponíveis no Site Oficial.