Prosap conclui obra de infraestrutura na rua 24 de março, garantindo proteção contra alagamentos

Wellington Freire, residente há 17 anos na rua 24 de março, no Bairro da Paz, enfrentava constantes problemas com alagamentos durante o período chuvoso. “A água entrava dentro da minha casa”, relata Freire, cuja residência está localizada ao lado do Igarapé Guanabara. No entanto, com a conclusão de uma obra de infraestrutura pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a realidade de Wellington e de seus vizinhos está prestes a mudar.

Segundo Fábio Felisberto, engenheiro civil e fiscal do contrato de execução da obra pelo Prosap, foram implementadas duas galerias de 11 metros de comprimento, com dimensões internas de 2,5 metros x 2,5 metros cada, totalizando 22 metros de galeria dentro do canal do Igarapé. Além disso, uma pista asfaltada de 7 metros de largura por 50 metros de comprimento foi instalada na parte superior.

“Foi aplicada a mesma solução que implementamos com sucesso no Mercado Municipal, resolvendo o problema de alagamentos lá. Esta solução foi adaptada para este trecho da rua 24 de março, com a ampliação do canal e a implementação de um sistema estruturado de drenagem para lidar com as águas fluviais e pluviais”, explica Fábio.

Com essa conclusão, a comunidade local, incluindo Wellington Freire, agora tem a expectativa de não enfrentar mais os desafios causados pelos alagamentos recorrentes.
“Acompanho essa obra desde o início e vejo que está sendo feita com qualidade, estou muito satisfeito”, destaca Wellington.

A obra de infraestrutura proporciona maior proteção contra as intempéries climáticas, trazendo alívio e segurança aos moradores da rua 24 de março.

Para mais informações sobre o Prosap e seus projetos em andamento, acesse