Observatório de Gênero de Parauapebas é lançado nesta quarta-feira, 27

Evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu autoridades e estudantes de duas escolas públicas do município

O município de Parauapebas passa a contar, a partir deste mês de março, com mais um importante instrumento no enfrentamento à violência praticada contra a mulher. Trata-se do Observatório de Gênero lançado, essa manhã, em evento organizado pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) na Câmara Municipal de Vereadores.

Viabilizado mediante parceria com o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Observatório de Gênero tem a missão de coletar, analisar e disseminar informações que contribuam para a formulação de políticas públicas no município.

“O Observatório de Gênero desenvolverá pesquisas e geração de relatórios com dados sobre a incidência de casos de violência doméstica e de gênero em Parauapebas. É fundamental destacar que temos subnotificação de dados sobre violências diversas, em todas as políticas públicas sociais”, destaca a secretaria da Mulher, Raianny Rodrigues.

A implantação do Observatório de Gênero de Parauapebas parte da necessidade de se analisar e discutir, com base em dados concretos, os vários tipos de violência relacionadas à questão de gênero, oportunizando a compreensão das causas que determinam os tipos de violência, direcionando, consequentemente, a formulação de políticas públicas e o fortalecimento das já existentes no âmbito da Semmu.

“Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Mulher e o Prosap unem os esforços institucionais e técnicos para que o observatório cumpra o seu papel social perante à sociedade”, reforça a subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap, a assistente social, Eulalia Almeida.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a presidente da OAB/Subseção Parauapebas, Maura Paulino. Estudantes das Escolas Municipais Milton Martins e Luíz Magno localizadas, respectivamente, nos bairros Nova Carajás e Amazônia, acompanharam as explanações acerca dos projetos desenvolvidos pela Semmu. A secretaria planeja desenvolver atividades nos ambientes escolares, tendo essas escolas sido selecionadas para a execução de um projeto piloto.

Sobre o Observatório de Gênero

Conforme a Lei Municipal nº 5.238/23, o “Observatório da Violência contra a Mulher incidirá na composição de dados e estatísticas elaboradas de maneira periódicas sobre as mulheres atendidas pelos mais diversos profissionais abarcados na estrutura das políticas públicas do Município de Parauapebas, tendo por objetivo abalizar estudos, campanhas de prevenção à violência, bem como políticas públicas de inclusão para as mulheres vítimas de violência ou expostas a qualquer tipo de violência”.

As próximas etapas, por parte da Semmu, constam do mapeamento da equipe técnica e a sua devida capacitação. Em seguida, haverá a inauguração do espaço físico que funcionará na estrutura da Fundação ParáPaz, em Parauapebas, bem como toda a estrutura necessária para receber o mobiliário e equipamento do Observatório de Gênero para o início dos trabalhos.