Obras de saneamento básico do Prosap nos bairros Beira Rio I e II avançam 34%

Previous slide
Next slide

São obras de grande porte que geram transtorno para a comunidade, por isso, as equipes sociais do programa mantêm contato diário com os moradores na área de obras e disponibiliza contato pelo whatsapp

Interdição de ruas, movimentação de máquinas pesadas e cuidado com a comunidade que reside ou trabalha na área de obras nos bairros Beira Rio I e II marcam os trabalhos que o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) executa na etapa II do Projeto Ilha do Coco.

Com atividades iniciadas no segundo semestre de 2023, 34% do cronograma de execução já foram concluídos. As operações em curso abrangem duas frentes principais: macrodrenagem e alargamento do canal do Igarapé Ilha do Coco, juntamente com a instalação de redes de coleta de esgoto e sistemas de microdrenagem de águas pluviais nas ruas.

Elrik Machado, engenheiro civil do Prosap e fiscal do contrato referente às obras, enfatiza que o foco inicial está no saneamento, uma prioridade central para o programa. “No Beira Rio, já instalamos 1.500 metros de redes coletoras de esgoto e 800 metros de microdrenagem”, detalha o engenheiro.

No segundo momento serão construídas infraestruturas viárias e áreas de lazer nas proximidades do canal do igarapé, incluindo espaços como academia ao ar livre, parques infantis e áreas para jogos, seguindo o modelo de obras bem-sucedidas nos bairros União, Liberdade e Rio Verde.

Cuidado com a comunidade

Um aspecto crucial das operações é o cuidado com os residentes locais, especialmente aqueles com necessidades especiais de locomoção. Elias da Silva, morador do Beira Rio I e cadeirante, elogiou o suporte oferecido pelas equipes do Prosap e das empresas terceirizadas durante as interdições de ruas. “Eles me dão suporte sempre que preciso, até mesmo me levando ao final da quadra. Sei bem o transtorno que uma obra desse porte causa, mas também reconheço a importância para termos um saneamento adequado”, enfatizou.

As equipes sociais do Prosap estão em constante comunicação com moradores e comerciantes, garantindo que sejam avisados com antecedência sobre as interdições de ruas, buscando minimizar os impactos causados pelas obras. O Prosap reitera seu compromisso com a comunidade e a qualidade de vida de seus residentes, mantendo um diálogo aberto e transparente durante todo o processo de implementação das obras.

Para mais informações sobre as obras e cronogramas de interdições das vias, a comunidade pode acessar as redes sociais do Prosap ou entrar em contato pelo telefone de whatsapp 99973-0476.

Texto: Karine Gomes
Fotos: Acervo Prosap

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023