Curso de Libras promove inclusão social para a comunidade

Previous slide
Next slide

Com terceira turma finalizada, capacitação já formou ao todo 35 pessoas

Seguindo com a política de capacitação das comunidades reassentadas, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) formou mais uma turma no curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Realizado no Centro Comunitário Vale do Sol, essa terceira turma habilitou um total de 20 pessoas, sendo 17 crianças e três adultos.

“A importância do curso de Libras para a nossa comunidade é a inclusão. Permitir que cada vez mais as pessoas com deficiência auditiva surdas se sintam acolhidas e tenham uma maior facilidade na comunicação. Desta vez, tivemos uma maior participação das crianças, o que é bem interessante, pois elas poderão interagir com outras crianças que possuam esse tipo de deficiência”, falou a assistente social do programa de saneamento e coordenadora social do Centro Comunitário, Eliete Araújo, comemorando o fato de a capacitação não ter tido evasão.

Parceria com o Instituto Maria de Lourdes e a Associação de Surdos do Sul e Sudeste do Pará (ASSSP), o curso de Libras foi realizado no módulo básico ao avançado, de 19 de março à 12 de abril.

Morador do reassentamento, Rafael Oliveira de 9 anos, é assíduo nas capacitações disponibilizadas no Centro Comunitário e fala da alegria de concluir o curso. “Eu gostei e aprendi muita coisa. Tenho muito interesse de conversar com outras pessoas por outra língua, como a língua de sinais [Libras]. É muito bom!”, disse Rafael. Além do curso de Libras, Rafael também já participou dos cursos de teatro, xadrez e, agora, vai iniciar o de boxe.

Participando pela terceira vez da capacitação, a estudante de enfermagem, Euzélia Fernandes, de 43 anos, fala que sempre se identificou com a Libras. “É uma forma de aprendermos e entendermos sobre a Língua Brasileira de Sinais [Libras]. Eu quero, a cada dia mais, aprender para me aperfeiçoar e ser uma intérprete no futuro”, fala empolgada Euzélia.

No Centro Comunitário, o Prosap mantém uma estrutura que oferta diversos cursos e realiza inúmeras ações em benefício da comunidade, além de serviços públicos, sempre em parceria com outras instituições dispostas a ajudarem. Os interessados em ofertar alguma capacitação ou serviço para a comunidade, podem entrar em contato pelo número (94) 9135-7740.

Oficinas de xadrez, boxe, aeróbica e jiu-jitso; curso de pão de mel e aula de zumba também estão com inscrições abertas para comunidade.

Texto: Nara Moura
Fotos: Orion Lima e Nara Moura

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023