Centro Comunitário do Residencial Vale do Sol recebe exposição de educação ambiental

Previous slide
Next slide

As oficinas de produção de objetos ecológicos trabalham a consciência ambiental e são realizadas mensalmente

Garrafas de plástico, latinhas de alumínio, folhas de papel, sacos plásticos, entre outros materiais que iriam para o lixo, se transformaram em brinquedos, bijuterias e até roupas ecológicas. Os objetos, que estão expostos no Centro Comunitário do Residencial do Vale do Sol, foram reciclados durante as oficinas promovidas pela equipe de Educação Ambiental do Prosap.

As ações são realizadas mensalmente e trabalham vários temas, como resíduos, água, arborização e reciclagem, conforme explica a coordenadora de Educação Ambiental do Prosap, Lana Nunes.

“Essa atividade de hoje é para finalizar as ações do ano. Temos trabalhado desde o ano passado com a comunidade e essa integração é fundamental. A oficina de hoje é para fazer o Planejamento Participativo para as atividades de 2022 e a gente quer saber as necessidades da comunidade para integrar com o que a gente observa em campo”, detalha Lana.

Durante a 1ª Exposição de Educação Ambiental foram apresentadas roupas e bijuterias ecológicas em um desfile, que contou com a participação de servidoras das áreas social e ambiental. Outros objetos, como brinquedos produzidos com material reciclado, também foram expostos e disponibilizados para as crianças que foram convidadas a participarem das atividades recreativas.

Para o presidente da associação de moradores do Vale do Sol I, Raimundo Nicácio, a iniciativa de envolver principalmente as crianças é muito importante, “eu cheguei aqui e vi essa criançada aí na aula e isso é muito bom porque a criança já cresce naquele hábito de preservar o meio ambiente. É muito importante essa iniciativa do Prosap e se continuar assim vai ser maravilhoso pra nossa comunidade”.

O objetivo do Plano de Trabalho Social (PTS) é desenvolver diversas ações educativas com a participação de adultos e crianças para a construção do sentimento de pertencimento e cuidado, conforme explica a assistente social do Prosap no Vale do Sol, Camila Aragão.

“A educação ambiental envolve tudo isso e muito mais, principalmente o comprometimento delas preservarem o próprio local de moradia. Então, a gente trabalha os temas que envolvam uma consciência para além deste espaço porque o município todo hoje passa por interferências, principalmente do Prosap. Por isso, é importante que a gente possa alcançar todos os espaços através da educação ambiental”, informa.

Decoração natalina

Quem entra no salão de eventos do Centro Comunitário do Residencial do Vale do Sol se depara com uma decoração natalina totalmente ecológica. O Papai Noel, os bonecos de neve e a árvore de Natal foram todos confeccionados com materiais como copos descartáveis, caixas de papelão, folhas de papel e até lona de banners.

O ambiente bastante convidativo, principalmente às crianças, ensina a mensagem da consciência ambiental de forma acessível. Tanto que o pequeno Henrique, de apenas sete anos, estava com a resposta na ponta da língua: “não pode jogar lixo nem na floresta, nem na água”.

Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Órion Lima
Assessoria de Comunicação / Ascom

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023