A força feminina no curso de Bombeiro Civil

Seja nas aulas práticas ou teóricas, elas se destacam mostrando a força do universo feminino

Promovido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas em conjunto com o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Fundo Nacional de Meio Ambiente (Prosap), o curso de Bombeiro Civil traz consigo a superação de desafios e também aprendizado para salvar vidas.

O curso abrange disciplinas teóricas e práticas, incluindo noções de segurança, legislação, equipamentos de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, entre outros. As mulheres têm sido destaque na turma, seja nas aulas práticas ou teóricas.

Conforme destaca Eliete Araújo, assistente social do Prosap e coordenadora do Centro Comunitário Vale do Sol, as mulheres são exemplos de persistência e coragem, abraçam a oportunidade em adquirir mais conhecimento e romper os paradigmas.

Outro parceiro importante na realização da capacitação é o Instituto Maria de Lourdes, que junto à prefeitura e Prosap tem exercido um papel importante no âmbito social, na vida de cada jovem que estão inseridos na formação de Bombeiro Civil.

É uma formação que capacita profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e evacuação de áreas de risco, eles não vão perder o medo, mas adaptar o corpo, o organismo a receber este conhecimento, mesmo eles não gostando de altura, mesmo eles não gostando de espaço confinado, após a capacitação, estarão aptos a fazer um resgate”. Enfatiza Valdireno Guido, subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA).

Ao todo, a formação está sendo realizada para 14 alunos, sendo 13 mulheres e um homem, predominando o universo feminino, mostrando que as mulheres podem estar onde elas quiserem. E assim, está sendo para Elizangela Alencar, aluna do curso de Bombeiro Civil. “Aqui neste curso estou aprendendo muita coisa, coisas que no dia a dia a gente vê, como salvar o ser humano, como resgatar, e também estou adquirindo mais coragem. Declara, Alencar.

Enzo de Araújo, único homem da equipe, afirma que para ele até sua forma física tem melhorado e que o curso vai abrir um leque de oportunidades em sua vida.” O curso, além de me trazer forma física, vai trazer muito conhecimento, caso eu queira trabalhar no combate ao incêndio, então, para mim, o curso está sendo uma experiência muito nova, vai ser uma experiência única. Comenta Araújo.

De forma híbrida e online, ao final da formação os alunos terão cumprido 240 horas/aulas e estão prontos para ajudar a sociedade, dando respostas rápidas em várias situações.

Os formandos podem trabalhar em empresas, condomínios, eventos, indústrias e outras instituições que necessitam de medidas preventivas.

Texto: Ana Freitas
Fotos: Oriom Lima