Titula Parauapebas inicia coleta documental com plantões de atendimento à comunidade

Previous slide
Next slide

Os plantões de atendimento vão até essa quinta-feira, 9, na quadra de esportes da Escola Jean Piaget, das 17h às 20h.

Uma verdadeira força tarefa foi organizada pela Prefeitura de Parauapebas para realizar os plantões de atendimento para a coleta documental dos moradores do bairro Liberdade I. A ação teve início nesta terça-feira, 7, pelas equipes do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Os moradores têm a oportunidade de receber orientação nas áreas social, urbanística e jurídica, conforme explica a subcoordenadora social do Prosap, Eulalia Almeida. “É mais uma etapa do Titula Parauapebas e nós estamos com uma equipe aqui capacitada. É uma equipe do Prosap, juntamente com outros profissionais da prefeitura, que é exatamente para dar conta de mais esse processo”.

Para o pioneiro Pedro Andrade, morador do bairro há 21 anos, que participou de todas as reuniões e recebeu as visitas das equipes técnicas em casa, chegar nesta nova etapa da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é ver a realização de um sonho. “A expectativa é muito grande, é um sentimento de gratidão porque a gente vê assim uma preocupação do governo no sentido de regularizar. Era uma coisa que a gente sonhava muito, almejava bastante”, conta animado.

Segundo a assistente social do Prosap, Vanessa Ineth, essa parceria dos moradores tem sido fundamental para a realização dos procedimentos da Reurb. “As pessoas receberam um convite para entregar a documentação aqui na escola Jean Piaget. Nós pedimos que você, morador, que ainda não recebeu o seu convite e está nesse primeiro setor, aguarde a equipe, pois iremos até o seu imóvel. E você, morador, que recebeu a gente pede que você venha para dar continuidade no seu processo”, reforça o pedido.

Os plantões de atendimento são destinados aos moradores do primeiro setor do Liberdade I, área que foi dividida em etapas para facilitar o processo de regularização de mais de 400 imóveis. Os moradores que já receberam o convite podem procurar o atendimento na quadra de esportes da escola Jean Piaget, das 17h às 20h, até esta quinta-feira, 9.

Segundo a advogada Claudia Macedo Pinotti, que é consultora técnica da Urbe Amazônia, empresa responsável pelo levantamento técnico habitacional, a realização do Projeto Titula Parauapebas trará benefícios como o ordenamento territorial e a valorização urbana.

“É o projeto piloto que Parauapebas está fazendo com a Reurb Liberdade. Esse projeto é importante do ponto de vista interno na gestão porque os servidores estão aprendendo como realizar os procedimentos e para a população do Liberdade é segurança jurídica; é o título na mão, é a valorização do seu imóvel. E para Parauapebas é uma oportunidade de ver esse tipo de projeto sendo replicado em outras áreas”, explica a especialista.

Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Jéssica Borges

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023