NOTÍCIAS

Amigos do Prosap realiza mais uma ação de plantio de espécies nativas

Publicado em 25/05/2024

200 mudas de espécies como açaí, buriti, ipê roxo, paxiúba, ingá, mamorana e sumaúma foram plantadas pelos voluntários

 

Na manhã deste sábado, 25, os voluntários que participam do Programa Amigos do Prosap realizaram mais uma ação de plantio. Desta vez, o local escolhido foi às margens do Igarapé Ilha do Coco, entre os bairros Rio Verde e Liberdade I, local onde o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) executa diversas obras de infraestrutura para o lazer, o esporte e a mobilidade urbana da população.

As espécies escolhidas fazem parte do grupo das arbóreas e florestais. “As arbóreas são aquelas colocadas nas avenidas, geralmente, com flores paisagísticas e que contribuem com a melhora do clima, a exemplo do ipê roxo que plantamos hoje, aqui, e que complementou o plantio que realizamos durante o evento Rua de Lazer. Também plantamos as espécies florestais, nesta área alagada, o que contribui bastante com a reflorestação das margens, a também melhora do clima e retorno de animais para o seu habitat natural”, explica o engenheiro florestal do Prosap, Júnior Silveira.

                   

A professora Adriele Ribeiro, de 29 anos, recém-chegada a Parauapebas onde reside há dois anos, participou pela primeira vez das ações do Amigos do Prosap. “Sempre fui interessada pela área ambiental e a inclusão da comunidade nesse tipo de ação é muito importante. Sinto que estou fazendo a minha parte e todo mundo tem que fazer a sua”, disse a voluntária.

“Eu amo sustentabilidade e gosto de estar envolvido em tudo que diz respeito a esse tema. Gostei muito do programa do Prosap porque vai ajudar na requalificação urbana de áreas que, antes, eram degradadas e que promovem a própria sustentabilidade, além de oferecer mais qualidade de vida para as pessoas e para os animais e, ainda, embelezar os ambientes”, falou o também voluntário Ezio França, arquiteto e urbanista de 28 anos.

    

De acordo com Júnior Silveira, o local escolhido para o plantio deste sábado também se trata de uma Área de Preservação Permanente (APP), espaços legalmente protegidos. “Estamos fazendo a recomposição florestal dessas importantes áreas para a nossa cidade”, finaliza o engenheiro.

Programa de Voluntariado Amigos do Prosap 

Parte do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, o programa voluntariado tem o objetivo de reunir pessoas comprometidas com a pauta ambiental para o desenvolvimento de atividades que busquem semear um futuro mais verde e promissor para Parauapebas, além de construir uma consciência ecológica nos participantes e, também, contribuir para que o município se desenvolva de maneira mais sustentável para as presentes e futuras gerações.

Quem desejar ser um voluntário do programa pode se inscrever por meio do link: https://prosap.parauapebas.pa.gov.br/amigos_prosap/

Lembrando que o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, funcional ou quaisquer obrigações trabalhistas e previdenciárias no âmbito da Administração Pública Municipal e será realizado por pessoa física, de forma espontânea e não remunerada.

   

Texto e fotos: Nara Moura