Titula Parauapebas: atividades do projeto de regularização fundiária continuam com foco na capacitação de equipe técnica da prefeitura

Previous
Next

Após as reuniões presenciais realizadas com os moradores do bairro Liberdade I, servidores públicos avançam no aprimoramento das ações

Técnicos e entrevistadores sociais que atuam no Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) participam, nesta semana, de capacitação sobre Cadastro Social em Projeto de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O curso ocorre nas dependências do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), nos períodos da manhã e tarde, integrando as ações do Titula Parauapebas.

O treinamento é ministrado pela especialista na área, a assistente social Maria do Carmo Silva, consultora da empresa Urbe Amazônia que auxilia o município na execução do projeto de Regularização Fundiária Urbana. Segundo ela, a capacitação consiste no aprimoramento das equipes que atuam diretamente em campo, no diálogo permanente com a comunidade.

“Estamos realizando a capacitação para a elaboração do cadastro social das famílias residentes na área do Liberdade I, sendo essa etapa muito importante para o processo de regularização fundiária. As informações do cadastro social servem para subsidiar uma série de decisões no método de trabalho. Desta forma, esse treinamento envolve os servidores que vão aos domicílios fazer a pesquisa social”, explica a consultora, acrescentando que essa mesma equipe é também a responsável por fazer a mobilização da comunidade para as reuniões presenciais.

Para a entrevistadora social, Dyeille Karine Serrate Almeida, a capacitação cumpre papel relevante para o êxito das atividades em campo, visto que agrega e enriquece o conhecimento dos profissionais à frente desse trabalho. “O conteúdo e a troca de experiências contribuem muito para a prestação de um serviço de qualidade”, avalia.

Texto e Fotos: Jéssica Borges

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2021