Prosap marca presença no III Seminário sobre Habitação na Amazônia

Publicado em 10/10/2024

De 11 a 13 de setembro, em Belém, a equipe social do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) participou do III Seminário sobre Habitação na Amazônia e do II Seminário Nacional de Serviço Social e Habitação: crise do capital, políticas públicas e resistências do trabalho social. O evento ocorreu no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Do Prosap, as assistentes sociais Eulalia Almeida, Francielly Francysk, Zita Bogea, Eliete Araújo, Vanessa Ineth e Rosenilde Oliveira participaram do seminário. A ida à capital do estado para participação no evento contribuiu também para a troca de experiências entre as assistentes sociais do Prosap e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), projeto da Prefeitura de Belém realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O III Seminário sobre Habitação na Amazônia e o II Seminário Nacional de Serviço Social e Habitação incluíram em suas programações atividades diversas, como apresentações orais de trabalhos reunindo pesquisadores(as) de todo o Brasil, bem como discussões em grupo, mesas temáticas, lançamento de coletânea, entre outras.

“Participar do seminário agregou para o nosso trabalho, tendo em vista que atualizamos conteúdos importantes e compartilhamos um pouco do trabalho desenvolvido em Parauapebas, no âmbito do Prosap”, destaca Eulalia Almeida, subcoordenadora de Ações Sociais do programa de saneamento.

Pesquisa destaca ações do Prosap

Da equipe de comunicação do Prosap, a servidora Jéssica Borges teve artigo aprovado para o evento, no grupo temático “Cidade e Habitação no Brasil e na Amazônia”, oportunidade em que apresentou o resultado da sua dissertação de mestrado, defendida e aprovada em maio deste ano, pelo programa de pós-graduação em Letras (Poslet) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A pesquisa intitulada “O Discurso Institucional sobre o Reassentamento Involuntário Urbano: análise de ações de comunicação digital da Prefeitura de Parauapebas” promoveu um estudo acerca dos proferimentos da instância institucional sobre a mudança das primeiras 250 famílias para o Residencial Vale do Sol e como as ações de comunicação contribuíram para a construção de consensos acerca deste assunto.

Seminário

Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/ICSA da UFPA, o evento teve o objetivo de socializar  pesquisas acadêmicas acerca da questão urbana e habitacional na Amazônia; a troca de experiências profissionais sobre a atuação profissional nas políticas urbanas e habitacionais na Amazônia; o fortalecimento das discussões e estratégias de organização coletiva e participação política na atuação profissional; e o estímulo à reflexão teórico-metodológica de profissionais que trabalham na área urbana e habitacional, bem como de estudantes de graduação e pós-graduação. O seminário discutiu, ainda, a elaboração de políticas públicas na área urbana e habitacional que se voltem aos interesses da sociedade em nível regional e nacional.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Prosap – PMP