Prosap inicia demolição da ponte situada na Rua Santa Catarina, Bairro Liberdade 1

Previous
Next

Obra da nova ponte é executada pelo Prosap; na região, o trânsito de veículos e pedestres está sendo realizado pela rua Vinicius de Moraes (mão dupla)

Foram iniciados os serviços para a demolição da antiga ponte da Rua Santa Catarina que liga os bairros União e Liberdade. A obra, que deve se estender por seis meses, é uma realização da Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) e após a finalização terá o dobro de tamanho da ponte anterior, passando a medir 45 metros de comprimento por 11 metros de largura.

A obra é executada em etapas, com o objetivo de resguardar a segurança dos trabalhadores e da comunidade. Por isso, o primeiro serviço foi a retirada do asfalto e nessa quarta-feira, 29, foi feita a retirada da camada de concreto.
“Na segunda-feira [27/06] a gente iniciou a retirada da camada asfáltica e, hoje, de fato, a gente entrou no processo de demolição da ponte. Após a demolição, a gente vai entrar na construção da nova ponte, melhorando assim a trafegabilidade no local”, ressalta o engenheiro civil do Prosap e fiscal da obra, Wallas Ribeiro informando, ainda, que a nova ponte irá se adequar ao novo dimensionamento do Igarapé Ilha do Coco.
A nova estrutura vai adequar o tamanho atual da ponte antiga de apenas 22 metros de comprimento ao canal que apresenta 30 metros.

Sinalização

Durante o prazo de execução da obra, é importante que a população se atente e respeite as sinalizações do entorno e também redobre os cuidados para que acidentes sejam evitados no local.

“A gente tem todo o entorno já bem sinalizado, bem divulgado para a polução, para que todos os tráfegos de veículos, de pedestres, de ciclistas sejam bem direcionados e também para os moradores”, explica Marcelo Pontes, engenheiro de segurança do trabalho do programa.

“Pedimos à população para que cuide dessas sinalizações, que não danifique os equipamentos pra que a gente consiga levar a obra, com o mínimo de prazo, mas com o máximo de segurança”, reforça o engenheiro.
Segundo Marcelo estão sendo utilizados proteção em concreto pintadas, placas de sinalização e cones refletivos. “É um conjunto de proteções e sinalizações que a gente utiliza para que quem trafegue no entorno da obra trafegue com segurança e para que os trabalhadores também tenham a segurança na hora da execução dos seus serviços”.
A sinalização está sendo feita em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Obra

De acordo com Wallas Ribeiro, o processo de demolição da antiga ponte se dará em quatro fases: retirada do asfalto, retirada do concreto, retirada da estrutura de ferro e derrubada dos pilares. Finalizado esse processo, será dado início à segunda etapa que é a preparação para da construção da nova ponte.

Além de novas dimensões a nova ponte da Rua Santa Catarina também vai contar com sistema de iluminação com lâmpadas de led, espaço para pedestres e ciclistas e sinalização adequada.

Social

Desde que a Rua Santa Catarina foi interditada, no último dia 20 de junho, a equipe de assistentes sociais do Prosap vem realizando um trabalho preventivo junto à comunidade impactada pela obra.
“Fazemos esse primeiro contato com a comunidade, trazendo a informação, colocando para a comunidade os principais impactos e também os principais benefícios da obra. Nós sabemos que toda obra tem impacto, seja de mobilidade urbana, poeira, barulho, mas a comunidade tem sido bem receptiva”, diz Anne Amorim, assistente social do Prosap, informando que a equipe fez todo um levantamento de quantos imóveis comerciais e quantos imóveis com garagens tinham, no entorno, com a finalidade de mitigar os principais transtornos causados à população. “A equipe do social vai estar presente, no local, durante todo o período de obra”, finaliza.

Texto: Nara Moura
Fotos: Renato Resende

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2022