Prosap é Parauapebas de cara nova!

Previous
Next

Confira dez realizações do programa de saneamento que transforma a nossa cidade

Obras, serviços, ações e atividades socioambientais têm mudado a cara da nossa cidade e impactado positivamente na vida de centenas de pessoas. Tudo isso é resultado da atuação do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Em pouco mais de três anos, o programa de saneamento ambiental resolveu problemas críticos, como o histórico alagamento na região do Mercado Municipal de Parauapebas, no bairro Rio Verde. Em tempos de inverno rigoroso, feirantes, moradores, motoristas e pedestres sofriam com a situação naquela área. Hoje a realidade é bem diferente!

Reforçando a sua missão, o Prosap tem proporcionado bem-estar social para a nossa gente, como opina o cadeirante, Geová Botelho. “Essas obras são muito importantes pra gente, pessoas com deficiência, porque, por meio delas, vemos, de fato, as nossas leis serem garantidas, como a Lei Brasileira de Inclusão [Lei Nº 13.146/2015] que nos garante o pleno acesso”, referindo-se ao Parque dos Ipês, espaço construído e também administrado pelo Prosap.

Confira 10 conquistas que reforçam esse novo momento!

  1. Criação da Unidade de Conservação Municipal Parque Natural Morro dos Ventos e Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Ilha do Coco
  2. Entrega de 250 moradias no Residencial Vale do Sol para famílias que viviam em áreas de risco
  3. Entrega do Centro Comunitário e Centros Comerciais no Residencial Vale do Sol
  4. Entrega da Galeria Subterrânea na região do Mercado Municipal que eliminou os históricos alagamentos naquela área
  5. Entrega de 1.500 títulos de propriedades à população residente na área de intervenção de obras do Prosap
  6. Entrega de duas novas pontes que ligam os bairros Liberdade e União: Ruas Santa Catarina e Vinicius de Moraes
  7. Entrega do Parque dos Ipês
  8. Entrega do Complexo Turístico de Parauapebas, cartão-postal da cidade
  9. Entrega do Parque Linear Igarapé Ilha do Coco
  10. Ampliação e Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial Vale do Sol

E as ações não param: em andamento, o Prosap segue com a construção da Escola Cora Coralina no Residencial Vale do Sol, a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Tropical, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, no bairro Bela Vista, a revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Tropical, e, ainda, os serviços de infraestrutura e saneamento básico em desenvolvimento nos bairros União, Liberdade, Rio Verde e Beira Rio I e II.

E tem mais: o Prosap também realiza os serviços de infraestrutura no Residencial Flor de Carajás para o atendimento de mais de 700 famílias que serão reassentadas por ocasião das etapas futuras do programa. E em breve, uma grande entrega entrará para a história do bairro dos Minérios: um parque com mais de 160 mil metros quadrados de puro lazer e entretenimento para aquela comunidade.

Para além de todos os resultados já alcançados pelo programa, as ações socioambientais são ponto forte no Prosap, cujo objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o uso adequado de todas as instalações entregues e em construção pelo Prosap. “O nosso grande diferencial é a entrega de obras que trazem mais qualidade de vida para a população, seja por meio de obras de esgotamento sanitário, urbanização e paisagismo, entrega de títulos de suas propriedades ou até de moradia digna para quem mais precisa. Vai muito além de obras de engenharia, é um programa com um peso social muito importante”, ressalta Cleverland Carvalho, coordenador de projetos especiais da prefeitura.

Texto: Ascom/Prosap
Fotos: Arquivo
Assessoria de Comunicação/PMP

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023