Unidade Básica de Saúde em construção no Tropical será inaugurada este mês

Publicado em 07/10/2024

A UBS receberá o nome da servidora da área da saúde, Maria de Lourdes da Paz Gualdino, pelos relevantes serviços prestados àquela comunidade

Últimos detalhes na pintura e na parte elétrica da novíssima Unidade Básica de Saúde (UBS) em construção pela prefeitura no bairro Tropical. Neste mês, a comunidade receberá a estrutura que terá capacidade para atender até 16 mil moradores do bairro e de áreas vizinhas.  A obra é uma execução do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), como parte das compensações sociais do programa.

A UBS dispõe de consultórios odontológicos, multiprofissionais e de acolhimento a pessoas com deficiência (PCD), salas de vacinação e inalação, espaço para farmácia, estacionamento interno e muito mais.  A UBS Maria de Lourdes da Paz Gualdino dos Santos é construída, exclusivamente, com recursos do Prosap e com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade será equipada e gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A UBS receberá o nome da servidora Maria de Lourdes da Paz Gualdino, da área da saúde, que chegou a Parauapebas em 2006, vinda de Conceição do Araguaia, cidade onde nasceu. Aqui, prestou concurso público e foi aprovada, passando a exercer a profissão de técnica de enfermagem no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e na UBS do bairro Tropical.

Ao longo de sua carreira na saúde pública, Maria de Lourdes da Paz Gualdino foi sempre reconhecida por sua competência, dedicação e grande apreço pelos pacientes. Seu elevado espírito público e forte senso de humanidade lhe renderam o reconhecimento de seus colegas de trabalho e da comunidade em geral. Maria de Lourdes da Paz Gualdino dos Santos morreu em 16 de novembro de 2023 e o nome da UBS é uma homenagem por seu legado de amor ao próximo.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Prosap – PMP