Trânsito normalizado na PA-160 após serviços de reestruturação do asfalto

O trecho de 150 metros foi ampliado para dar segurança ao acesso no Parque dos Ipês, obra do Prosap que será inaugurada em breve

Asfalto novo e com ampliação da pista estão entre os resultados dos serviços executados na PA-160 pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). O trecho de 150 metros da rodovia fica próximo à rotatória entre os bairros Tropical e Popular 1, em frente ao Parque dos Ipês, que será inaugurado em breve.

Durante esta semana houve desvio no trânsito de veículos, que foi orientado pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e controlado pelos trabalhadores do Prosap. Os serviços foram iniciados na segunda-feira, 16, por volta das 7h30 da manhã, e foram concluídos nesta sexta-feira, 20.

De acordo com o engenheiro civil do Prosap, Cairo Prudente, em virtude da entrada do Parque dos Ipês foi necessária a ampliação da pista para implantação do recuo de acesso ao parque. “A gente fez a remoção do asfalto (antigo), escavamos numa profundidade de 80 centímetros para a retirada do aterro porque o terreno não estava com suporte para base e sub-base para aplicação do asfalto”, explica, detalhando que o solo foi preparado para a pavimentação com as três camadas, sendo sub-base e base.

Ainda segundo o engenheiro civil, essas camadas são de pedras denominadas rachão e BGS – Brita Graduada Simples, material que é usado para reforçar a sustentação do pavimento. O asfalto foi concluído e o serviço resultou na ampliação na largura da pista, que antes tinha 6,5 metros, passando para 9 metros com o objetivo de garantir a segurança no acesso ao Parque dos Ipês.

Parque dos Ipês

O Parque dos Ipês está em fase final de construção e faz parte do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Lajeado, que é executado 100% com recursos do município.

Apesar da obra ainda estar na primeira etapa, já beneficia as comunidades no entorno, dentre elas a do Novo Tempo que recebe serviços de infraestrutura completa desde o início deste mês, com execução de rede de água, esgoto e pavimentação asfáltica.

O Parque dos Ipês será inaugurado em breve; um verdadeiro complexo esportivo e de lazer para quem mora nesta área de Parauapebas.

Texto: Fabiane Barbosa
Foto: Anderson Souza