Sistema de Gestão Ambiental e Social inspeciona condições técnicas e de segurança das obras

Previous slide
Next slide

As inspeções do SGAS fazem parte da rotina do Prosap, mas a deste mês foi antecipada em razão do elevado volume de chuva registrado no município

Visando garantir a qualidade das obras, a equipe do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) realizou nesta terça-feira, 14, uma inspeção técnica para averiguar as condições estruturais e de segurança nas obras complementares do Complexo Turístico de Parauapebas.

As vistorias do Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS) são realizadas mensalmente, contudo, a deste mês foi antecipada em razão do elevado volume de chuva registrado em Parauapebas. De acordo com a Defesa Civil, na última segunda-feira, 13, choveu 100 milímetros, número três vezes maior que o volume previsto, que era de 32 milímetros.

De acordo com a Supervisora de Licenciamento e Monitoramento Ambiental do Prosap, Maria Zana, é importante inspecionar as obras logo após episódios de chuvas intensas para verificar se as estruturas estão cumprindo com as funções previstas no cronograma de obra.

“A princípio, pelo que a gente viu aqui em campo não houve maiores transtornos relacionados ao que está sendo implantado pelas obras. Essa inspeção é importante, principalmente, para averiguar se a drenagem implantada está suportando e, se não estiver, a gente leva para discussão para que a Engenharia possa aumentar a área de vazão”, explica Zana.

Avenida Parque

A inspeção foi realizada nas áreas da barragem e da Avenida Parque, localizada entre o Complexo Turístico e a Prefeitura de Parauapebas. Com aproximadamente 1,5km de extensão, a via liga os bairros Jardim Canadá e Maranhão. A obra está em andamento e o projeto prevê a implantação de ciclovia, calçamento, paisagismo, espaços para food truck, quiosques e restaurantes de alta gastronomia e outros equipamentos turísticos, além de funcionar como um grande mirante para o Complexo e a lagoa.

O que é o SGAS?

O Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS) é uma ferramenta gerencial de fundamental importância para assegurar que todos os projetos, atividades, processos e serviços sejam conduzidos considerando as melhores práticas aplicáveis; e apoiar as demais programações propostas no Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS).

As inspeções fazem parte da rotina do Prosap e contam com representantes dos setores de infraestrutura, social, ambiental e das empresas contratadas para a execução das obras.

Texto e fotos: Fabiane Barbosa

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023