Rodas de conversa e oficina de artesanato envolvem moradores do Vale do Sol II

Previous slide
Next slide

Iniciativa busca potencializar habilidades da comunidade para o desenvolvimento de projeto de geração de trabalho e renda

Uma semana de trocas, novas experiências, conversas e muito aprendizado acerca de trabalho, geração de renda, vocação e habilidades. Esses foram os assuntos abordados nas rodas de conversa realizadas com a comunidade do Residencial Vale do Sol II. A iniciativa visa fortalecer os vínculos dos moradores com o novo local, bem como auxiliá-los e orientá-los na busca por autoconhecimento, pertencimento e empreendedorismo.

Conforme a socióloga Lady de Oliveira, da Tecer Consultoria Socioambiental, para chegar a essa fase de diálogo com os moradores, inicialmente foi aplicada uma pesquisa com a comunidade a fim de conhecer a realidade local. “A partir desse trabalho, realizamos um levantamento para identificar o perfil produtivo dos moradores. Em seguida, dividimos e reunimos o público em grupos de atividades, sendo eles: Doces e Salgados; Estética e Beleza; Refeições em geral; Venda de roupas em geral; Comércio em Geral e Artesanato”, explica.

A programação ocorreu no período de 25 a 29 de maio, no Centro de Acolhimento dos Venezuelanos no bairro Vale do Sol, conduzida por equipe de sociólogos da empresa Tecer Consultoria Socioambiental, contratada pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Para os moradores, a iniciativa é bem-vinda e reforça o interesse da gestão em proporcionar, cada vez mais, qualidade de vida à comunidade. “Eu amo artesanato e adorei participar dessa oficina. Aprendi muito e quero aprender mais. A professora [Lady] é excelente. Parabéns e obrigada pela oportunidade”, elogia Keyla Francisca da Silva, participante da oficina de artesanato ministrada no último sábado, 29.

Daiany da Silva Nascimento e Maria de Nazaré da Silva avaliaram o momento como “muito significativo”. “Foi muito bom aprender essa técnica, gratificante demais”, comenta Daiany, referindo-se à oficina de artesanato, oportunidade em que as alunas puderam confeccionar garrafas de vidro e potes decorados, usando peças oriundas de reaproveitamento.

As ações também tiveram o envolvimento do público masculino, como é o caso do padeiro João Francisco. Ele se inscreveu no grupo de Doces e Salgados na expectativa de agregar conhecimento à sua profissão. “Eu trabalho numa padaria, mas penso em montar algo pra mim futuramente, em casa mesmo. Então, vejo isso aqui como uma boa oportunidade de aperfeiçoamento”, reconhece.

De acordo com a assistente social do Prosap, Roseliana Brito, responsável pelo atendimento às famílias reassentadas no Vale do Sol II, essa programação dá continuidade ao calendário de ações a serem executadas ao longo dos próximos meses. “Além de garantir moradia digna às famílias, o objetivo do Prosap é também apoiar essa comunidade, incentivando especialmente a autonomia econômica das mulheres, de modo que elas possam ser provedoras de seu próprio sustento”, finaliza.

Texto e Fotos: Jéssica Borges

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023