Prosap realiza sorteio de vendedores ambulantes para atuarem no Parque dos Ipês

Previous slide
Next slide

São, ao todo, 17 vendedores titulares e mais 17 suplentes distribuídos em nove categoria de vendas de alimentos e mercadorias.

Doces, balas, chocolates, bombons, brigadeiros, bolo no pote, crepes, picolés, sorvetes, geladinho, salada de frutas, algodão doce, pipoca doce e salgada, churros, além de balões, brinquedos, pula-pula e aluguel de carrinhos, agora, todos esses produtos estarão à venda, de maneira regulamentada, para os visitantes e frequentadores do Parque dos Ipês, localizado às margens da PA-160, próximo ao bairro Tropical.

O sorteio dos 17 vendedores ambulantes titulares e dos 17 respectivos suplentes ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 08, e foi realizado pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

“Na verdade, existia uma demanda: os ambulantes estavam trabalhando de forma irregular na entrada do parque. Então, foi aberto o edital, dada ampla divulgação para que eles tivessem a oportunidade de se inscrever”, disse Maria Zanandréa Nascimento, gestora provisória do parque.

De acordo com a gestora, o sorteio foi a forma mais justa para atender os interessados em trabalhar no local. “Eles fizeram as inscrições, e hoje, nós estamos fazendo o sorteio e, com isso, os comtemplados vão passar a trabalhar de forma regular dentro do parque”.

Sorteados

Primeira sorteada do dia, Marúbia Alves, moradora do bairro Casas Populares 2, será uma das três titulares na venda de doces, balas, bolo no pote, bombom e brigadeiros. Emocionada, a ambulante mencionou sobre o seu sentimento de felicidade. “Estou muito feliz porque é uma grande oportunidade de vender doces aqui no Parque dos Ipês. Eu faço bolo no pote, bolos confeitados e bolo vulcão caseirinho, aqui mesmo em Parauapebas”, disse informando que já trabalha nesse ramo há três anos.

Outra sorteada como titular para a venda de crepe foi Maria Aparecida Pereira, moradora do bairro Casas Populares 1. “Graças a Deus estou feliz. Nunca fui sorteada em nada e fui sorteada de primeira aí. Eu trabalhava com outras coisas: eu vendia batata frita, hambúrguer, cachorro-quente”, explicou Maria acrescentando que trabalha com muita higiene. “Gosto de touca, luva, aventalzinho, bem preparada”.

Há 33 anos na profissão de pipoqueiro, sendo só em Parauapebas 12 anos, Ambrósio Ramalho foi sorteado como primeiro suplente e diz amar a sua profissão. “Porque nessa profissão, eu já formei três filhos. Antigamente, eu vendia de rua em rua, de porta em porta, aí do dia que inaugurou [Parque dos Ipês] eu comecei a vender, aqui, e, até ontem eu estava na porta aí. Essa é a minha profissão e eu amo”, enfatizou.

Habilitados

Ao todo, 79 ambulantes entregaram toda a documentação necessária para participarem do sorteio das 17 vagas de titulares e 17 vagas de suplentes.

Desses 79, aquele que, por alguma razão não pôde estar presente ao sorteio e for um dos sorteados, não perderá a vaga.

“Ele foi sorteado, vai constar o nome dele, inclusive na ata do sorteio, e ele terá um prazo [cinco dias úteis] para vir e manifestar o seu interesse na vaga. Caso o interessado não apareça para assumir sua vaga ela será, automaticamente, repassada ao suplente, explicou Maria Zanandréa.

A gestora destacou, ainda, que quem ganha com a regularização dos ambulantes, no Parque dos Ipês, é a própria comunidade. “Porque esse ambulante vai trabalhar de forma regular, vai ter que seguir as regras do parque. Nós vamos firmar com ele um termo de compromisso com relação à higiene dos equipamentos e higiene pessoal, então tudo isso vai estar dentro desse termo de compromisso assinado e nós vamos procurar manter esse padrão de qualidade para as pessoas que venham consumir produtos aqui dentro parque”, finalizou.

Clique aqui e confira a lista com os nomes dos ambulantes sorteados (titulares e suplentes) para trabalhar no Parque dos Ipês.

Texto: Nara Moura
Fotos: Adahilton Araújo e Fabiane Barbosa

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023