Prosap inicia mais uma turma de Auxiliar Administrativo no Vale do Sol

Previous slide
Next slide

Curso segue com carga horária de 45 horas e entrega de certificados ao final

“Sempre tive vontade e nunca tive oportunidade”, diz Marúbia Alves, 39 anos, uma das 29 alunas matriculadas no curso de Auxiliar Administrativo ofertado no Centro Comunitário do Residencial Vale do Sol desde essa segunda-feira, 30. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas.

Essa é a segunda turma do curso promovido pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), por meio do Trabalho Técnico Social e Ambiental (TTSA).

“A gente teve uma repercussão muito boa da turma anterior e uma procura muito grande por essa nova turma”, destaca Roran Reis, servidor do Prosap e instrutor do curso, complementando que a turma é bastante mista no que se refere a idade. “Temos jovens de 16 e 17 anos até mães de 40 a 45 anos e é uma turma, na sua grande maioria, de mulheres”.

Roran enfatiza que a procura pelo curso acaba sendo intensa, dada a importância para o mercado de trabalho. “O curso de auxiliar administrativo é básico em qualquer currículo para você ingressar, voltar ao mercado de trabalho e ter uma vantagem mais competitiva”.

Segundo o instrutor, a primeira turma foi direcionada mais aos moradores do Residencial Vale do Sol, mas desta vez, pela considerável procura, o curso também foi aberto para as demais comunidades aos redores do Vale. “Já temos uma outra turma formada, com uma lista de espera de 40 pessoas”, antecipa.

Empreendedorismo, Contabilidade, Recursos Humanos (RH), Novos Conceitos de Administração, questões comportamentais como lidar e gerenciar pessoas, trabalho em equipe, comunicação, postura, são alguns dos assuntos que serão trabalhados com os alunos da turma ao longo dos 45 dias de curso que deve se estender até o início de julho.

“O curso é importante para nosso currículo. Se você não se especializa, fica difícil conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Pretendo realizar outros”, ressalta Marúbia Alves, que não perde tempo e também é aluna no curso de Pintura Industrial, ofertado pelo Programa Cidade Igualdade da Prefeitura de Parauapebas e tem por finalidade a implementação de estratégias de políticas públicas para mulheres na perspectiva de ampliar a igualdade no mundo do trabalho.


Espaço Pedagógico

O Centro Comunitário continua com o Espaço Pedagógico destinado aos filhos das alunas que não têm com quem deixá-los no período das aulas. O intuito é que elas [mães] estejam no curso de forma mais confortável sabendo que seus filhos estão em um espaço adequado.

Texto: Nara Moura
Fotos: Fabiane Barbosa

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023