Prosap dialoga com Associação do Bairro dos Minérios sobre transposição de horta local

Previous slide
Next slide

Horta do bairro será remanejada em decorrência das obras do Parque dos Minérios, iniciadas neste mês de setembro

Priorizando o diálogo com as comunidades afetadas pelas obras, na manhã desta quinta-feira, 22, a equipe do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) esteve reunida com a Associação dos Moradores do Bairro do Minérios para dialogar a respeito da necessidade de remanejamento da horta local.

A reunião teve a participação da presidente da associação, Divanete Soares de Brito e mais outros quatro associados. Ao todo, a horta do bairro conta com oito associados que trabalham cultivando alface, coentro, cebolinha, couve, macaxeira, pepino, pimentas malagueta e de cheiro, utilizando técnicas de hidroponia e cultivo tradicional de culturas que possuem ciclos curto e semiperene.

A subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap, Eulália Almeida, explicou o objetivo da reunião. “Dialogamos sobre o parque que será construído lá nessa área. Trata-se de uma área pública que foi doada por meio de concessão para que eles pudessem desenvolver a horta comunitária e como a obra [Parque dos Minérios] vai passar bem próxima, estamos negociando para transferi-los para uma outra área, dando todo o suporte necessário”.

“Inicialmente, a horta não seria remanejada porque o Prosap sabe dessa relação da comunidade com o local. Porém, após análises da engenharia de infraestrutura foi verificado que não há a possibilidade de os associados continuarem trabalhando à medida que a obra avança, por isso, vamos precisar remanejá-los. Eles serão realocados para uma área também dentro do próprio bairro e terão toda a estrutura que já tinham”, disse Luana Borges, engenheira civil do Setor de Desapropriação do Prosap.

Segundo a engenheira civil, também estão sendo analisadas possíveis soluções que possam repor futuras perdas financeiras aos associados que trabalham diretamente com a horta, até que eles consigam se estabilizar na nova área.

A presidente da associação, Divanete Brito, descreveu a reunião como esclarecedora e se disse satisfeita com as informações. “Eu vejo um projeto [Parque dos Minérios] que vai beneficiar a comunidade e a gente nunca foi contra isso. A mesma estrutura que a gente tinha, vai ter na outra, e pelo que eu entendi é pra logo, será rápido. Eu gostei da reunião e creio que os meus companheiros também, foi esclarecedora. Estamos satisfeitos”, enfatizou.

Texto e fotos: Nara Moura

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023