

A ação contempla 578 famílias em situação de moradia transitória, deslocadas involuntariamente em função das obras no Igarapé Lajeado
A Prefeitura de Parauapebas iniciou, na manhã desta segunda-feira, 26, a atualização documental das famílias beneficiárias do Aluguel Social, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A ação também possibilita a atualização do perfil social de cada núcleo familiar, com o objetivo de subsidiar a elaboração de um diagnóstico socioeconômico sobre as condições de moradia transitória.
“A ação é fundamental para que possamos orientar as famílias beneficiárias sobre eventuais pendências documentais, garantindo a continuidade do benefício e, ao mesmo tempo, subsidiando a construção de um diagnóstico socioeconômico sobre as condições de moradia transitória (aluguel social) desses moradores”, explicou Yuri Pereira, sociólogo do programa de saneamento ambiental.
“Nosso objetivo é manter todas as famílias dentro dos critérios do programa, assegurando a continuidade do recebimento do benefício. Estamos visitando todas essas residências e, quando não encontramos o morador, deixamos um aviso solicitando que compareça ao Escritório Social do Prosap (Elo). É fundamental que o beneficiário se apresente no local com toda a documentação solicitada para garantir a manutenção do aluguel social”, destacou a assistente social do Prosap, Eliete Araújo.

Beneficiária do aluguel social há três anos, Carla Santos, de 37 anos, aprovou a iniciativa. “Esse trabalho garante que as pessoas apresentem toda a documentação exigida, comprovando que realmente necessitam dessa ajuda financeira. Eu não tenho condições de comprar uma casa, então, o auxílio faz muita diferença na minha vida”, afirmou a moradora do bairro Casas Populares I.

Bairros
A ação começou pelos bairros Casas Populares I e II (Habitar Feliz) e seguirá para outras localidades do município, como Cidade Jardim, Cidade Nova, Da Paz, Guanabara, Liberdade I e II, Rio Verde, União, Betânia, Nova Vida, Altamira, Beira Rio, Bela Vista, Bom Jesus, Caetanópolis, Vila Rica, Minérios, Residencial Ipê, Nova Carajás, entre outros.

Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza