Prefeitura assina OS para segunda etapa do Projeto do Igarapé Lajeado

Obra é grandiosa e será construída com recursos próprios da prefeitura. São oito quilômetros de obras múltiplas, com cinco frentes de trabalho; construção de um parque três vezes maior que o dos Ipês e outras áreas de lazer; geração de aproximadamente três mil empregos diretos e indiretos; e moradia digna para mais famílias que viviam em áreas de risco.

Uma grande obra do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) começa a ser executada este mês pela Prefeitura de Parauapebas, representando mais um salto na qualidade de vida do município.

Homens e máquinas estão sendo preparados para iniciar a segunda etapa do Projeto do Igarapé Lajeado, com oito quilômetros de obras múltiplas que irão beneficiar diretamente cerca de 90 mil pessoas, com micro e macrodrenagem, obras viárias, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, urbanismo e paisagismo.

A ordem de serviço para a construção da segunda etapa foi assinada pelo prefeito Darci Lermen na tarde desta segunda-feira, 8, juntamente com o vice-prefeito João do Verdurão; com o coordenador executivo do Prosap, Daniel Benguigui; e o coordenador de Projetos Especiais e de Captação de Recursos do programa, Cleverland Araújo. Presentes, equipe técnica do Prosap e representantes das empresas que irão executar as obras, previstas para serem entregues em 30 meses.

Com seis quilômetros a mais que na primeira etapa, o projeto terá cinco frentes de trabalho nesta segunda etapa e vai gerar cerca de três mil empregos diretos e indiretos. “Já tem equipe em campo, na limpeza, para dar continuidade ao projeto nessa segunda etapa. As obras serão dali da ponte do Amec Ville e vão até próximo tanto do Cidade Jardim quanto do Bairro dos Minérios”, informou Cleverland Araújo.

Recursos próprios do município

Animado com o início das obras, Darci Lermen destacou o fato de que o Projeto do Igarapé Lajeado é de inteira responsabilidade orçamentária do município. São R$ 125 milhões em investimentos. “Essa etapa do Lajeado é uma etapa que nós fazemos com recursos nossos, recursos próprios”, disse o prefeito ao falar da importância do Prosap para a “grande melhoria” no saneamento básico de Parauapebas, cujo índice subirá de 8% para quase 70%.

Além disso, observou o prefeito, cerca de 300 famílias foram retiradas de áreas de risco e estão recebendo a casa própria. “Por onde o Prosap passa, está transformando a cidade, está melhorando. As pessoas que moravam em condições ruins, em risco, estão sendo remanejadas. Vão morar numa casa decente e vão viver com dignidade a vida deles na nossa cidade”, apontou Darci Lermen.

Para João do Verdurão, o uso de recursos próprios numa obra como a do Lajeado evidencia o compromisso da prefeitura com uma gestão transparente e equilibrada financeiramente. “Para fazer uma obra dessa grandeza, você tem que ter realmente determinação, gerenciamento, ter gestão porque é muito recurso para se construir uma obra principalmente nessa grandeza e com o custo que a gente está fazendo”, avaliou o vice-prefeito.

Mais áreas de lazer

E a cidade que se prepare para contar com mais áreas de lazer, avisaram os gestores. A segunda etapa do Lajeado vai construir três parques para a população. Um deles será três vezes maior que o dos Ipês, inaugurado dia 24 de junho deste ano. “Com certeza, a prefeitura vai transformar essa parte do Lajeado, que é difícil de se urbanizar, numa das áreas mais bonitas da nossa cidade”, afirmou João do Verdurão.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Elienai Araújo e arquivo/Prosap