Parceria entre Prosap, ICMbio e Vale garante espécies de plantas raras ao paisagismo do Parque dos Ipês

Previous slide
Next slide

Dentre as espécies doadas ao Prosap está a exclusiva Flor de Carajás, encontrada em área de mineração na Floresta Nacional de Carajás


Nesta quinta-feira, 2, o coordenador de Uso Público e Proteção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), em Carajás, Vitor Garcia Neto, visitou o Parque dos Ipês, oportunidade em que aproveitou para conhecer os ambientes em que foram plantadas 300 mudas de espécies exóticas e raras doadas ao Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

A doação de bromélias, orquídeas, helicônias, e da exclusiva Flor de Carajás, ocorreu mediante parceria entre o Prosap, o ICMBio e a mineradora Vale. “São espécies exóticas, espécies raras, e que a gente tem dentro de um parque desse, sendo administrado da forma certa, a gente pode ter a certeza de estar ornamentando a cidade com um pedaço da Floresta Nacional de Carajás”, destaca Vitor Garcia Neto.

Acompanhado do coordenador de Projetos Especiais e Gestão de Convênios da prefeitura de Parauapebas (Copec), Cleverland Carvalho, e por técnicos das áreas de engenharia e de meio ambiente do Prosap, Vitor Neto percorreu toda a estrutura do parque, que já está em fase final de conclusão.

“A nossa previsão é entregar o parque, neste mês de junho, e certamente será um ponto de encontro e lazer da população. Estamos executando a obra com todos os cuidados necessários e trazendo parceiros, como o ICMBio, para conhecer o espaço”, comenta Cleverland Carvalho.

“Para nós é uma recepção maravilhosa, ter a oportunidade de conhecer o Parque dos Ipês. Uma excelente iniciativa de ter o resgate de flora da Floresta Nacional de Carajás, que tem uma biodiversidade maravilhosa, gigantesca”, observa o coordenador do ICMbio, acrescentando que essa doação traz um sentimento de pertencimento para toda a comunidade.

“É encantador saber que a cidade começa a crescer trazendo um movimento ambiental, um movimento de conservação. O nosso trabalho é proteger, é educar! A comunidade usufrui dessas oportunidades e interage socialmente com a Floresta, e a gente cria uma cultura de jovens saudáveis com uma mentalidade de entender o porquê de proteger o meio ambiente”, ressalta.

Parque dos Ipês

Segundo a controladora ambiental do Prosap, Ilmara Ribeiro, responsável pela parte de jardinagem e paisagismo do parque, a parceria com o ICMBio e a Vale contribui para que mais pessoas possam conhecer a rica flora da região. “O Parque dos Ipês está trazendo uma nova perspectiva no paisagismo da flora ambiental. A gente tem espécies existentes só aqui, como a Flor de Carajás. E a população terá tudo isso aqui, é um oásis dentro de um espaço urbano”, opina.

Toda essa diversidade de plantas, de lazer e bem-estar social, será apreciada pela população ainda neste mês. Localizado às margens da PA-160, entre os bairros Tropical e Ipiranga, o Parque dos Ipês faz parte da primeira etapa de obras do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado.

Texto: Jéssica Borges
Fotos: Jéssica Borges e Adahilton Araújo

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023