Parceria entre Prosap e Senar leva curso profissionalizante à mulheres do Vale do Sol

Previous slide
Next slide

Geração de renda, oportunidade e a realização de sonhos são alguns dos benefícios do curso profissionalizante de produção de salgados, realizado por meio do Prosap, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O encerramento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 28, com a degustação dos pasteis e bolinhos, realizada no Centro Comunitário do Residencial Vale do Sol.

As 10 alunas são todas moradoras do Vale do Sol e ao longo de quatro dias aprenderam as técnicas de moldagem artesanal de seis tipos de salgados, tanto em massa assada quanto em massa frita. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pela instrutora de culinária do Senar, Diná de Lima.

“É o segundo curso comigo. Então, assim, são pessoas muito dedicadas, proativas, estão o tempo todo interessadas, firmes e a sensação é de vitória, eu me sinto realizada quando eu olho para a minha turma e vejo como elas se desenvolvem. Pra mim é muito satisfatório”, comemora a instrutora.

Para Valéria Pereira Cunha, uma das alunas do curso, o momento trouxe a chance de crescimento da lanchonete que ela abriu há cerca de um mês no bairro Vale do Sol. “Agora eu quero crescer mais e, ao invés de ter só o pastelzinho de vento, quero colocar o salgado assado e o frito. Esse curso pra mim, eu não tenho nem palavras! Foi maravilhoso! Amei todas as receitas e tinha muita gente que já vinha me cobrando esse tipo de lanche, que agora eu tive a oportunidade de aprender”, conta.

Já para a jovem de 18 anos, Beatriz dos Santos da Silva, participar do curso representa, além da possibilidade de ajudar no aumento da renda da família, a realização do sonho de se tornar uma profissional na área da gastronomia. “Eu queria pegar mais aprendizado pra ajudar minha mãe em casa e também é uma profissão que eu quero; a minha faculdade que eu quero fazer é de Gastronomia. Sempre quis porque sempre olhei e aprendi com minha mãe, então sempre que vem essas oportunidades pra eu aprender, aí eu aproveito”, declara.

Outros cursos

Este é o terceiro curso realizado pelo Prosap em parceria com o Senar só em 2021. A comunidade já teve a oportunidade de aprender técnicas de panificação e de produção de doces caseiros. Segundo a assistente social do Prosap no Vale do Sol, Camila Aragão, as vagas dos cursos são destinadas para todos, sem restrições de idade ou de gênero.

“Nessa turma tem uma menina de 18 anos e uma senhora de quase 80. Então, esses cursos vêm trazer aos moradores a oportunidade de se profissionalizar, de empreender, de gerar novas fontes de renda para o sustento da família, para colaborar com a renda principal”, explica a técnica social.

O Centro Comunitário do Vale do Sol atende ao público no horário das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Texto: Fabiane Barbosa – Comunicação Prosap

Fotos: Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação/PMP

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023