Palestra sobre prevenção à saúde reúne trabalhadores da Transvias

Mais uma importante ação desenvolvida com foco na prevenção e cuidados com a saúde. Desta vez, trabalhadores da empresa Transvias participaram da palestra “Prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) realizada em parceria com a Pastoral da Aids – Diocese de Marabá. A atividade foi desenvolvida no escritório social do Prosap, no Residencial Vale do Sol, na última quarta-feira, 14.

A palestrante, Ana Lúcia Silva, coordenadora diocesana da Pastoral da Aids, reforçou a importância da prevenção, explicando aos trabalhadores que as infecções sexualmente transmissíveis são causadas por fungos, vírus e bactérias, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente, as infecções se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Responsável pela execução das ações do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS/Prosap), a geóloga Lana Nunes lembra que os trabalhadores são um público importante do programa. “A palestra buscou informar sobre as doenças, prevenção, e alertar sobre o aumento de casos de Aids no município de Parauapebas”, diz.

Ao final, os trabalhadores receberam kits contendo preservativos, máscaras descartáveis e álcool em gel.

Texto: Jéssica Borges

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023