Obras do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado iniciam nesta quarta, 16.

Primeira etapa vai começar pelo bairro Jardim Ipiranga com a construção de rede de coleta de esgoto

Amanhã, 16, a Prefeitura de Parauapebas dá início à primeira etapa de obras do Projeto de Revitalização e Recuperação do Igarapé Lajeado. É mais uma importante frente de trabalho que integra o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

O novo projeto abrange intervenções de micro e macrodrenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, construção de unidades habitacionais, de parques urbanos e lineares, urbanização e paisagismo. “É um projeto belíssimo. O mais importante é que ele trará uma melhoria de vida extraordinária para a nossa gente”, enfatiza Darci Lermen, prefeito municipal.

As obras serão executadas pela empresa Transvias e vão começar pelo bairro Ipiranga, com a construção, nesse primeiro momento, da rede de coleta de esgoto. Com as execuções, as ruas G01, G17, E10, A8, C16, C17 e Avenida Dubai serão interditadas de forma programada.

“Vamos iniciar com a construção da rede dupla de esgoto nessa região. Nosso planejamento é executar 30 metros de rede, por dia. Assim como construir a Estação Elevatória de Esgoto”, antecipa o engenheiro da Transvias, Sérgio Sabia.

1º trimestre de obras

Nesses primeiros três meses de obras estão previstas a construção de 50% da rede coletora de esgoto do bairro Ipiranga, 100% das duas estações elevatórias dos bairros Ipiranga e Tropical, e ainda liberação da terraplanagem para execução do sistema viário [reconstrução e construção de novas vias]. “A meta é cumprir todo o planejamento”, reforça o engenheiro Sérgio.

O contrato com a empresa Transvias é na ordem de R$ 55 milhões, com previsão de execução  em 18 meses. Nessa primeira etapa, as obras vão alcançar os bairros Ipiranga, Jardim Tropical I e II, Novo Tempo, Jardim Ipê e Vale do Sol.

Com a revitalização e recuperação do Igarapé Lajeado, mais de 90 mil pessoas de dez bairros de Parauapebas serão beneficiadas com mais qualidade de vida, lazer e bem-estar.

O Projeto do Igarapé Lajeado tem duração de quatro anos, com o seu desenvolvimento em duas etapas. Com todas as intervenções previstas pelo Prosap, o município de Parauapebas estará entre as melhores cidades do Brasil em saneamento básico e infraestrutura urbana.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

Texto: Jéssica Borges
Fotos: Kelson Araújo/Prosap