Obras da Escola Infantil Cora Coralina no Vale do Sol estão a todo vapor

Escola atenderá crianças de quatro e cinco anos de idade e comportará até 336 alunos por turno; previsão é que obra seja finalizada até o segundo semestre de 2023

Notícia boa é saber que as obras da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Cora Coralina, localizada no bairro Vale do Sol, estão em constante prosseguimento e avançam a cada dia. Com um total de 3.034 metros quadrados de área construída, escola será a primeira unidade a ser entregue pelo Programa Escola Por Toda Parte da Prefeitura de Parauapebas e vai beneficiar além das famílias reassentadas pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), famílias de bairros aos redores, como o Tropical.

Para atender da melhor maneira possível as crianças, a instituição de ensino contará com 14 salas de aulas, brinquedoteca, playground, sala de leitura, sala de cultura digital, refeitório e cozinha industrial com estrutura completa. O espaço também terá enfermaria, duas salas para atendimento psicológico, bloco administrativo completo, pátio central coberto, sala multiuso, auditório, depósito, sala de professores e guarita.

“Essa é mais uma meta a ser atingida para atender a comunidade reassentada no Vale do Sol e a comunidade anfitriã. Porque o ensino da educação infantil é muito importante para as crianças, já que esse é o primeiro contato que elas têm com a educação formal e isso faz com que elas se desenvolvam socialmente e cognitivamente”, enfatizou a subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap, Eulália Almeida.

Obra

Atualmente, o prédio da obra, um terreno de 2.871 metros quadrados, comporta dois pisos: térreo e superior, e segue para a fase de construção da laje.

“Já estamos indo para estrutura de laje e piso superior dos blocos de salas de aulas, onde contamos com dois pisos: o térreo e o superior com uma estrutura completa”, disse a engenheira civil do Prosap e fiscal da obra, Renata Siqueira.

Acessibilidade

Assim como as demais escolas do Programa Escola por Toda Parte, o EMEI Cora Coralina terá espaços adaptados para receber crianças que, por ventura, possuam algum tipo de deficiência (PCD’s), alinhado com o que determina os incisos I e II, art. 28 da Lei Nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

“A escola possuirá piso tátil, placa em braile e mapa em braile. Todas as escolas do programa [Escola por Toda Parte] serão estruturadas atendendo todas as deficiências seja física, mental, intelectual ou sensorial”, explicou a coordenadora de projetos de arquitetura e engenharia do Escola por Toda Parte, Tatiane Pardini.

Para a dona de casa Francilene Santos, mãe de três filhos, a escola vai facilitar o acompanhamento da sua caçula de cinco anos, portadora do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

“A obra vai me beneficiar muito porque eu tenho a minha menina de cinco anos que é autista, e perto de casa é melhor, pois eu posso vir deixar e buscar e, ainda, acompanhar passo a passo o que ela vai aprender”, comemorou Francilene.

Escola por Toda Parte

Com a proposta de construir 30 novas escolas em Parauapebas, o Programa Escola por Toda Parte prevê a eliminação do turno intermediário e do déficit de infraestrutura física de escolas municipais de ensino infantil e fundamental.

Ao todo, 12.950 alunos serão beneficiados sendo 5.600 alunos do Ensino Fundamental, 2.100 alunos do Ensino Fundamental Integral e 5.250 alunos do Ensino Infantil.

Ainda em fevereiro deste ano, a prefeitura criou um grupo de trabalho responsável, entre outras atribuições, pela elaboração e execução do programa composto por profissionais da Coordenadoria Municipal de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (Copec), Prosap, Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria Especial de Governo (Segov) e também Secretaria Municipal de Educação (Semed), tendo como coordenador o vice-prefeito João Trindade.

Além do Vale do Sol, Cidade Jardim, Casas Populares I, Nova Carajás, Vila Rica, Tropical, Paraíso, Jardim Canadá, Vila Nova, Morada Nova, Novo Viver/Nova Vitória, Cedere, Onalício Barros e Complexo VS10 são locais que também receberão escolas pelo programa.

Fotos: Elienai Araújo