Obra de construção da galeria subterrânea na região do Mercado Municipal segue em ritmo acelerado

Prefeito Darci Lermen acompanhou os trabalhos nessa segunda-feira, 16, durante visita às frentes de serviços do Prosap

Na tarde desta segunda-feira, 16, o prefeito Darci Lermen acompanhou de perto os trabalhos da frente de serviço responsável pela construção da galeria subterrânea na região do Mercado Municipal, no bairro Rio Verde. A obra faz parte do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Recebido pelo engenheiro civil do Prosap, Fábio Guimarães, o prefeito conversou com os trabalhadores da Transvias, empresa que executa os serviços, e ficou impressionado com toda a estrutura já construída em poucos dias. “Eu estou muito feliz porque essa obra como um todo é muito esperada por nossa cidade. E a gente sabe o tanto que isso vai transformar a vida das pessoas, uma vez que nós temos a obra da infraestrutura feita pelo Prosap, mas temos um conjunto de estruturas para o lazer e bem-estar da população”, reforça Darci.

“As enxurradas têm maltratado muito as pessoas, principalmente, na região do Mercado Municipal até o Posto JK e nós queremos acabar com esse problema. Isso é fundamental! Eu acredito e creio que os nossos técnicos acertaram na obra para que a gente pudesse ter a cota necessária, por exemplo, para tirar essa água com rapidez para que não gere tanto prejuízo para o nosso povo”, acrescenta o gestor municipal.

Segundo o engenheiro Fábio, a galeria consiste numa rede dupla de aduelas [estruturas de concreto armado] que terá mais de mil metros de extensão. O cronograma de execuções segue em ritmo acelerado. “Construímos um túnel de galeria, nesse trecho da PA-275, praticamente em 24 horas. As equipes estão atuando em turno dobrado [dia e noite] para seguir avançando. Já fizemos uma faixa de 300 metros de galerias nessa região do Mercado Municipal e vamos chegar a mais de mil metros em toda a extensão do projeto para pôr fim a esse problema de alagamento. Estamos dentro do cronograma”, explica o técnico.

Com esse avanço importante da frente de serviço nesse trecho da PA-275, a liberação da rodovia para o trânsito de veículos ocorrerá no fim da tarde desta quarta-feira, 18. “Vamos conseguir antecipar a liberação da pista em uma semana, vamos minimizar esse transtorno para a população, uma vez que interditamos a via principal da cidade “, garante Fábio Guimarães.

“Esse é um lugar maravilhoso; Parauapebas certamente vai olhar e se orgulhar muito disso aqui. Essas obras representam uma qualidade de vida extraordinária para a população. O Prosap também está gerando um número importante de empregos, que contribui para o aquecimento da economia local. Então é fundamental uma cidade com empregos, trabalho e renda, para que a gente possa ser feliz aqui”, finaliza Darci Lermen, que estendeu a visita ao Complexo Urbanístico [Parque Urbano e Lagoa] em frente à prefeitura.

Texto e fotos: Jéssica Borges