Mulheres do Vale do Sol participam de oficina sobre cultivo de hortas usando materiais recicláveis

Previous slide
Next slide
Atividade em parceria com o Saaep levou conhecimento ao grupo na manhã de terça-feira, 31 de agosto.
 
Latas de leite, adubos, sementes de hortaliças como cheiro verde, cebola e hortelã foram os ingredientes principais de uma receita especial: o cultivo de uma horta a partir do uso de material reciclado. A oficina “Mãos à horta” levou conhecimento a nove mulheres moradoras do Residencial Vale do Sol, encerrando as atividades socioambientais do mês de agosto naquela comunidade.

Executada pela equipe de educação ambiental do Prosap, a atividade contou com a parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). De acordo com Lana Nunes, coordenadora do PEAS/Prosap, o objetivo principal da oficina é ensinar às mulheres como o cultivo de uma horta em casa pode ser prazeroso e fácil. “O reaproveitamento de materiais é um conceito de sustentabilidade cada vez mais usado. Muito importante o interesse delas em aprender sobre isso”, destaca.

Para Nilcilene Medeiros, moradora do Vale do Sol, a oficina tratou de assuntos que para ela eram desconhecidos. “Eu sempre tive hortinha em casa. Mas o que mais me chamou atenção na oficina foram as informações sobre o adubo adequado e o cuidado para não encharcar a terra e a planta”, diz.

“Agora eu sei como cultivar bem desde as sementes até a plantinha mais crescida e, principalmente, como regar na hora certa, e a quantidade de água apropriada”, conta a dona de casa, Jafé Carneiro.

“Incentivar essas mulheres sobre o cultivo de hortaliças em suas residências é também uma oportunidade para o empreendedorismo delas”, frisa a encarregada do setor de Educação Ambiental do Saaep, Icleia Cavalcante.

Ao final da oficina, todas as participantes receberam mudas de hortelã.

Texto: Jéssica Borges
Fotos: Jéssica Borges e Cida Santos

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023