Moradoras do Vale do Sol participam de curso de capacitação com foco na geração de renda

Dez mulheres da comunidade concluíram o curso de chocolate realizado em parceria com o Senar

Uma semana dedicada ao universo do chocolate e às técnicas para a produção de trufas, barrinhas, pirulitos, bombons maciços, recheados, crocantes e muito mais. Foi assim o Curso de Chocolatier promovido pela Prefeitura de Parauapebas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para moradoras do bairro Vale do Sol.

Realizado de 20 a 24 no Centro Comunitário do Residencial Vale do Sol, o curso ofertou conteúdo teórico e prático, com 100% de aproveitamento por parte das participantes, como destaca a instrutora do Senar, Dinar de Lima Silva: “elas aprenderam o passo a passo de receitas com chocolate, ideais para a comercialização, e estão aptas a desenvolverem a atividade em casa, o que muito contribuirá para uma renda extra”.

Para a moradora Kasué Nunes, o curso consiste em um grande incentivo para ela e para as outras mulheres da comunidade. “Através da prefeitura, estamos conseguindo fazer esses cursos profissionalizantes, penso que estamos sendo privilegiadas de participar dessa turma. Estamos concluindo com a aprovação da nossa professora e tudo o que aprendemos, durante todos esses dias, está aqui, nessa mesa linda com tantos doces saborosos”, diz, bem sorridente.

Com carga-horária de 40 horas, o curso faz parte das atividades sociais que visam colaborar para a autonomia econômica, especialmente, das mulheres. Desde que foram reassentadas no Residencial Vale do Sol, por ocasião das obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), as famílias têm sido envolvidas em várias atividades que buscam a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.

Segundo a assistente social do Prosap, Camila Aragão, que atua no atendimento social às famílias reassentadas, a comunidade do Vale do Sol tem participado de atividades diversas, por meio de ações próprias ou em parceria, a exemplo do curso desenvolvido com o Senar. “Temos grandes parceiros e isso é muito importante. Essas mulheres estão de parabéns por tudo o que aprenderam e agora estão apresentando tudo o que produziram. O nosso desejo é que elas consigam ir cada vez mais longe”, comemora Camila.

A degustação dos produtos ocorreu durante a manhã da última sexta-feira, 24, no Centro Comunitário do Vale do Sol, e contou com a participação da subcoordenadora de ações sociais do Prosap, Eulália Almeida, e equipe social do programa. “É muito bom estar aqui e perceber que vocês estão construindo uma história bonita no Vale do Sol. Que vocês tenham muito sucesso e coloquem em prática tudo o que aprenderam durante o curso”, disse Eulália para as alunas.

Texto: Jéssica Borges
Fotos: Renato Resende