Monitores recebem treinamento para atuarem no Parque dos Ipês

Previous slide
Next slide

Inauguração do espaço de lazer deve acontecer no próximo dia 24 de junho, às 17 horas.

Construído às margens da PA-160 pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Parque dos Ipês contará com uma equipe de monitores que ajudará com informações e orientações aos visitantes. Assim, na última sexta-feira, 10, a equipe esteve no parque para uma aula prática com o objetivo de conhecer o espaço e o trabalho que será desenvolvido ali.

“Desde ontem [quinta-feira, 9] a gente está fazendo o treinamento e a capacitação das pessoas que irão trabalhar no Parque dos Ipês. Teve a parte teórica, onde a gente falou um pouco sobre o regimento, formas de atendimento ao público e, hoje [sexta-feira, 10], a gente tá focando mais no conhecimento do parque, mostrando a estrutura, as espécies [de plantas] que foram plantadas, falando um pouquinho do histórico e, ao final, a gente vai fazer uma simulação de atendimento para que eles já possam ir treinando como abordar as pessoas que vão visitar o parque”, ressalta Lana Nunes, coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas/Prosap).

Segundo Lana, a ideia é que os monitores já estejam preparados para começar a trabalhar no dia da inauguração do parque, em 24 de junho. “Os monitores terão o papel importante de ser o elo entre o parque e a comunidade. Serão fiscalizadores e monitores ambientais e vão ter não só a função de orientar os visitantes, mas também de mostrar um pouquinho da história, um pouco da nossa cultura e sensibilizar o público quanto às questões ambientais”, afirma.

Durante o treinamento, a equipe recebeu informações sobre o Regimento Interno do parque, tendo conhecimento a respeito do que é e não é permitido na área e também sobre o atendimento ao público: “já que eles vão estar em contato direto com o público, independente da função que exerçam, a ideia que é os monitores trabalhem de forma integrada”, explica Lana.

O servidor da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Matheus Moraes, que será um dos monitores do parque, mencionou o sentimento de trabalhar no local. “O parque é um atrativo novo para a cidade e uma área muito bonita. Nosso trabalho será o de orientar a população e tirar algumas dúvidas, caso eles tenham. Hoje, estamos conhecendo as plantas de forma prática, os ipês e certas espécies que eu nunca tinha visto. É muito importante o treinamento para a gente ficar mais informado para passar a informação correta. Eu espero que seja uma área bem cuidada por todos nós”.

Matheus disse gostar da ideia de trabalhar no parque já que está prestes a se formar em Técnico em Agropecuária. “É muito gratificante poder estar nesse meio, porque é uma área que eu escolhi para trabalhar, então estar nesse meio, mexendo com esse parque bonito e podendo ajudar é muito importante para mim”.

Parque dos Ipês

Localizado próximo ao bairro Tropical, o Parque dos Ipês dispõe de 28 mil metros quadrados de áreas de lazer e bem-estar social, oferecendo espaços para a prática de esportes, com pista de skate, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, parquinho para as crianças, fonte luminosa e interativa, diversidade de plantas, acessibilidade, sonorização ambiente e muito mais. O parque recebe este nome dada a quantidade de ipês rosas preservados no local e, também, porque a palavra ipê tem origem na língua indígena tupi e significa casca dura.

Texto: Nara Moura
Fotos: Jéssica Borges e Fabiane Barbosa

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2023