Treinamento abordou o acolhimento de visitantes, a segurança, a preservação ambiental e a valorização cultural dos espaços
Na manhã desta segunda-feira, 1º, os monitores que atuam no Complexo Turístico e no Parque dos Ipês participaram de uma capacitação voltada ao aprimoramento das atividades desenvolvidas nos dois espaços. O objetivo foi oferecer novos conhecimentos e práticas que contribuam para a qualidade do atendimento ao público, a preservação ambiental e o fortalecimento do papel dos monitores como multiplicadores de conhecimento.
A formação foi conduzida pela equipe de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) e teve como tema “Olimpíadas dos Guardiões da Natureza”.
Segundo a coordenadora do Peas, a geóloga Lana Nunes, a metodologia diferenciada buscou unir aprendizado e ludicidade. “Transformamos o treinamento em uma espécie de olimpíada, relacionando modalidades esportivas com temas ambientais. A ideia foi promover uma experiência dinâmica e, ao mesmo tempo, reforçar o conhecimento dos monitores sobre a história do Parque dos Ipês e do Complexo Turístico, para que possam contextualizar melhor esses espaços aos visitantes”, destacou.
A programação foi estruturada como uma cerimônia de abertura — com a simbólica Tocha Olímpica — e três modalidades temáticas:
“As informações compartilhadas são fundamentais para que os monitores estejam preparados para receber os visitantes, transmitindo dados sobre as características dos parques, suas regras e a importância de cada um no contexto ambiental e social da cidade”, reforçou Lana.
Também participaram da capacitação a subcoordenadora de Ações Ambientais, Alessandra Martins, e a coordenadora dos dois parques, Kairoene Viana. “Os monitores são o primeiro contato dos visitantes. Por isso, treinamentos como este são tão importantes, não apenas para orientar sobre o que não é permitido, mas para explicar e valorizar os espaços que temos a oferecer”, ressaltou Kairoene, acrescentando que o trabalho diário busca despertar na comunidade o sentimento de pertencimento.
Referência de lazer e prática esportiva para as famílias de Parauapebas, os dois parques contam atualmente com 36 monitores. Apenas em 2024, o Complexo Turístico recebeu cerca de 22.400 visitantes, consolidando sua relevância como espaço de convivência e contato com a natureza.
Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza