NOTÍCIAS

Mais água: obra realizada pelo Prosap garantirá mais abastecimento para moradores de Parauapebas

Publicado em 21/03/2025

O acesso à água tratada é um direito humano e garante uma vida com mais dignidade. Por isso, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), executa a obra de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA) II com o objetivo de assegurar mais captação, tratamento e, consequentemente, abastecimento para os moradores, por meio do uso de novas tecnologias.

Somente ao final da primeira etapa de obras, cerca de 48 mil pessoas moradoras dos bairros Habitar Feliz II, Minérios, Vila Nova, Vale do Sol, Polo Moveleiro, Tropical, loteamentos Ipiranga, AmecVille, Jardim Ipê, Novo Viver e Novo Tempo serão beneficiadas diretamente.

Já quando a obra finalizar a sua segunda etapa, serão, ao todo, cerca de 165 mil habitantes serão contemplados beneficiando, de forma indireta, moradores dos bairros Altamira, Betânia, Novo Horizonte, Cidade Jardim, Jardim Canadá, Alto Bonito, Habitar Feliz I e Vila Rica.

O programa de saneamento instalará um reservatório com capacidade de 960 m³ (metros cúbicos), o que equivale a 960 mil litros de água, além de ampliar a capacidade de tratamento na estação que já possui outros dois reservatórios, um de 1.000 m³ (metros cúbicos) e outro de 2.500 m³ (metros cúbicos).

A obra da ETA II já conta com 52% do seu cronograma concluído e também possui a parceria técnica com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). Segundo o coordenador do Prosap, o engenheiro civil Thiago Batista, a obra é uma prioridade do atual governo com o foco principal de levar mais água para as pessoas.

As execuções, incluindo a primeira e segunda etapas, visam multiplicar quase três vezes a mais o tratamento de água na estação, o que ocorrerá com a implementação de novas tecnologias. Os serviços melhorarão de maneira significativa a falta de água e a intermitência na distribuição, problemas que afetam muitos bairros da cidade há anos.

Texto: Nara Moura

Fotos: Chico Souza e Felipe Borges