A capacitação é ofertada de maneira totalmente gratuita para a comunidade reassentada e vizinhança
O mercado de Parauapebas e região agora conta com mais 19 bombeiros profissionais civis, sendo 15 mulheres e 4 homens. O curso, realizado no Centro Comunitário do bairro Vale do Sol, finalizou a sua segunda turma com uma cerimônia de certificação marcada pelo sentimento de superação e com a presença de familiares e amigos.
Parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos, a formação, ministrada todas às quartas-feiras, durou seis meses com encontros no formato presencial e online, totalizando 240 horas/aula. Entre os módulos ministrados estão: Prevenção e Combate a Incêndio, Socorros de Urgência e Emergência, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Emergências Químicas e Gerenciamento de Emergências.
“É um momento de muita gratidão e felicidade porque fácil não foi. Aprendemos muito com os instrutores”, disse emocionada Ludmilla Mendes, uma das formandas.
Presente ao evento, o coordenador executivo da Unidade Executora do Prosap (UEP), Daniel Benguigui, orientou os novos bombeiros civis a continuar se capacitando. “Esta cerimônia marca o começo de uma nova jornada para vocês. Daqui para frente, pode ficar mais difícil, mas não desistam e sempre que puderem, busquem mais conhecimento e trabalhem da melhor forma que vocês puderem”, disse.
Além do coordenador, o momento também contou a presença da subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap, Eulalia Almeida, da assistente social do programa e coordenadora do Centro Comunitário, Eliete Araújo, do presidente do Instituto Maria de Lourdes, Wanderson Antunes e de representante do 23º Grupamento de Bombeiro Militar de Parauapebas.
“Capacitar os moradores faz parte dos nossos compromissos assumidos com as famílias reassentadas. Todos esses jovens agora levam no currículo mais uma formação”, destacou Eulalia Almeida.
João Hubratan, de 20 anos, iniciou o curso por intermédio da sua mãe. Ele achava que seria só mais uma capacitação, mas se surpreendeu muito. “Logo nos primeiros dias, eu me apaixonei pela profissão porque salvar uma vida é algo maravilhoso. Não vou parar por aqui e buscarei aprimorar meus conhecimentos na área de bombeiro civil”, falou feliz o formando.
“A formação abre portas para o futuro. Os cursos que realizamos, aqui no Centro Comunitário, somente são possíveis por meio das parcerias”, disse o presidente do Instituto Maria de Lourdes, Wanderson Antunes, exaltando a importância da coparticipação de órgãos e instituições sem fins lucrativos.
“Foi trabalhoso moldar cada um desses jovens dentro da realidade de bombeiro civil, mas desenvolvemos os módulos muito bem e eles, realmente, adaptaram-se. É mais uma turma pronta para o mercado de trabalho; cumprimos a nossa missão”, explicou Valdireno Guido, instrutor do curso e subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).
Capacitações gratuitas
Custando em média R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) nas escolas de cursos profissionalizantes, o Curso de Bombeiro Profissional Civil foi ofertado de maneira totalmente gratuita para os alunos que se matricularam no Centro Comunitário Vale do Sol, assim como as demais capacitações ofertadas no local.
No Centro, o Prosap mantém uma estrutura que oferta diversos cursos e realiza inúmeras ações em benefício da comunidade, além da prestação de serviços públicos, sempre em parceria com outras instituições dispostas a ajudarem. Os interessados em ofertar alguma capacitação ou serviço para a comunidade, podem entrar em contato pelo número (94) 9 9135-7740.
Texto: Nara Moura
Fotos: Nara Moura e Erick Oliveira