Maio Amarelo: trabalhadores do Prosap participam de palestra sobre educação no trânsito

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, o mês de referência da mobilização nacional por um trânsito mais seguro finalizou; porém, os cuidados relativos ao trânsito continuam.

Por ocasião das atividades do “Maio Amarelo”, os trabalhadores que atuam nas frentes de obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) participaram de mais uma rodada de palestra do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

As ações ocorreram nessa segunda e terça, 30 e 31 de maio, como parte da programação desenvolvida pelo NET em prol de um trânsito mais seguro, em Parauapebas. O carpinteiro da Transvias, empresa terceirizada do Prosap, Jeová da Silva, falou da importância dessa conscientização junto aos trabalhadores das obras. “Constantemente, estamos atuando nas nossas frentes de serviço com respeito e responsabilidade. Segurança faz parte da nossa vida”.

“Todos os anos milhares de pessoas são mortas por imprudência no trânsito e estamos aqui trazendo essa mensagem de conscientização, chamando a atenção dos trabalhadores do Prosap para fazermos a nossa parte. Se todos nós fizermos a nossa parte, obedecermos às regras de trânsito, termos gentileza no trânsito, com certeza juntos podemos salvar vidas” enfatizou Abias do Nascimento, coordenador do NET.

Por meio dessa parceria com a Semsi, os trabalhadores do Prosap que atuam nas obras do Parque Urbano Municipal e Parque dos Ipês também participaram, no mês de abril, da palestra “Velocidade Segura”; e, em junho, mais uma atividade será ministrada para eles, com o tema: “O maior protege o menor”.

Para o engenheiro civil e de segurança do trabalho do Prosap, Cairo Prudente, o cuidado genuíno é uma premissa do programa. “A gente vem trazer essa conscientização do uso correto do veículo, da habilitação que tem que ser utilizada, dos cuidados com a velocidade, pois trabalhamos, diariamente, com fluxo de veículos muito pesados e a gente tem que estar com caminhos seguros para sempre prezar pelo bem comum dos condutores”.

Fotos: Fabiane Barbosa