Equipe técnica do Prosap apresenta à Semas Projeto Executivo do Igarapé Guanabara

Obras de infraestrutura e esgotamento sanitário beneficiarão, diretamente, moradores dos bairros Rio Verde e Nova Vida; previsão é que obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2024

Nesta terça-feira, 06, uma equipe técnica do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), esteve, na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em Belém, para apresentar o Projeto Executivo de Infraestrutura relacionado ao Projeto de obras do Igarapé Guanabara, importante contribuinte do Igarapé Ilha do Coco; esse será o Trecho IV de obras do programa de saneamento. No encontro, o objetivo foi mostrar todas as intervenções previstas para iniciarem, ainda, no segundo semestre deste ano.

“A explanação é importante para que eles tenham conhecimento do projeto e dos seus benefícios para a população do entorno do Igarapé Guanabara, de modo a avaliar nossa solicitação de licença para a instalação da obra, com mais propriedade do objeto em análise”, explica a subcoordenadora de Infraestrutura do Prosap, Thais Valadares.

“Assim como na Etapa II do Igarapé Ilha do Coco, neste trecho do Guanabara, nós apresentaremos os estudos ambientais (meio físico e biótico), além dos estudos de fauna e de vegetação, juntamente, com os projetos executivos e o PER [Programa Específico de Reassentamento] que é realizado pela equipe Social do programa”, diz Maria Zanandréa Nascimento, supervisora do Setor de Licenciamento e Monitoramento do programa de saneamento.

Segundo ela, os estudos ambientais do programa de saneamento foram elaborados para todas as etapas, porém, para esse trecho IV do Igarapé Guanabara, tanto o PER quanto o Projeto Executivo são específicos. Com todas essas informações será possível a elaboração do Relatório de Controle Ambiental (RCA), uma espécie de resumo de todos os estudos, para, assim, ser possível dar entrada no pedido de Licença de Instalação (L.I.) da obra junto à Semas.

Ainda de acordo com a supervisora, ficou acordado com a equipe da Semas, que o programa de saneamento solicitará também uma L.I. específica para esse trecho de obras do Guanabara. “Deixamos tudo muito bem alinhado com a secretaria. Eles entenderam a necessidade da execução dessas obras para eliminar de vez com o sofrimento da população que convive, diariamente, com o esgoto a céu aberto e que enfrenta transtornos e prejuízos relacionados às inundações que ocorrem todos os ano, durante os períodos chuvosos”, finaliza Zanandréa.

No encontro, a equipe do Prosap também contou com a participação da subcoordenadora de Ações Ambientais, Alessandra Rosa, e da coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) Lana Nunes. O diretor de Licenciamento Ambiental da Semas marcou presença e colaborou com as discussões.

Obras

Para o trecho IV de obras do Projeto Igarapé Guanabara estão previstas obras de macrodrenagem com a canalização de 1,6 km do igarapé, substituição e melhoria de infraestrutura de um total de 10 pontes, além de obras de urbanização com a construção de parque linear, praças, pista de caminhada, ciclovia, academias ao ar livre, quadra poliesportiva, parques infantis, entre outros espaços que contribuirão com a qualidade de vida dos moradores dessa área.

Fotos: Arquivo Prosap