Da lama ao asfalto: prefeitura transforma Novo Tempo e valoriza bairro

Após quase seis meses de obras, Prosap entrega melhorias as 134 famílias que residem numa área onde, antes, moradores viviam na lama. E que, agora, ganham qualidade de vida, com asfalto nas ruas e rede de esgoto, com a rede de água já chegando juntamente com os hidrômetros.

Localizado ao lado do recém-inaugurado Parque dos Ipês, o bairro Novo Tempo ganhou uma “repaginada” da Prefeitura de Parauapebas e começou este mês a viver, de fato, uma nova era, a partir de obras executadas pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

“Nós fizemos uma grande mudança, uma grande repaginação aqui no bairro onde nós executamos grandes obras de terraplanagem, pavimentação em todas as cinco ruas, execução de passeio, do meio-fio, rede de esgoto e também rede de água pra todos os imóveis”, relata o engenheiro Roginaldo Rocha, do Prosap.

Foram quase seis meses de obras. Um incômodo considerado passageiro para quem viveu 15 anos na poeira, durante o verão, e na lama, durante o inverno. “No inverno, era muita lama, carro atolava. Eu, particularmente, tinha dois calçados: lá na pista, ali na ponte tinha um; aí, de lá pra cá, eu tinha outro para botar o pé na lama”, conta a auxiliar de limpeza Ângela Cardoso da Silva, há 20 anos residindo em Parauapebas, sendo 15 no Novo Tempo.

Agora, com as cinco ruas do bairro asfaltadas, Ângela não será mais obrigada a carregar um par de calçados extra na bolsa e ainda fica mais tranquila ao pensar na jornada do filho.

No inverno que vem, já não vou ter duas sandálias pra calçar. Meu filho, que levanta 3 horas da manhã, já não vai sair no alagamento e eu também não vou pro serviço no alagamento. Melhorou muito, graças a Deus”, exclama Ângela Silva.

Há 32 anos vivendo em Parauapebas, a aposentada Irani de Fátima Souza Veloso confirma: “Aqui ficou 100% excelente porque a gente morava bem dentro da lama, com muita água. Mas, agora, está perfeito”.
Chico das Cortinas, o primeiro morador do bairro

Primeiro morador do bairro Novo Tempo, o ex-prefeito de Parauapebas Chico das Cortinas entende que as obras chegaram na hora certa. E não faltou esforço dele para que o serviço fosse executado.

“Acredito que não só eu, mas todos os moradores daqui estão satisfeitos. Às vezes, nem todo mundo fica (satisfeito), mas é assim mesmo. A obra mexe com muita coisa, com muita gente, e eu fiz de tudo pra que saísse essa obra”, diz Chico das Cortinas, com a experiência de quem administrou Parauapebas no período de 1993 a 1996.

Com o bairro repaginado, os moradores ganham não apenas qualidade de vida, aponta o ex-prefeito: os imóveis também ficam valorizados. “As casas que valiam um preço baixo, hoje cresceram. Então tudo isso é bem-vindo”, agradece Chico das Cortinas, para acrescentar: “Parabéns, nós temos uma obra hoje aqui à altura”.
Estacionamento do Parque dos Ipês

Por ficar bem perto do Parque dos Ipês, que tem atraído dezenas de pessoas diariamente, o Novo Tempo fica ainda mais valorizado. E a área ficará ainda mais ordenada com o estacionamento do parque, que vem sendo construído pela prefeitura nas vias que margeiam o canal do Lajeado.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Órion Lima e Kelson Araújo