Com 10 meses de obras, Prosap mantém as melhores práticas ambientais

Somente no ano passado, 1.883 animais foram resgatados. Outros 764 foram avistados e 273 afugentados, tudo para garantir o mínimo de estresse aos bichos.

Cuidado e atenção diários: é assim que as equipes do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) atuam em suas atividades. Os DSS’s (Diálogos de Saúde e Segurança) realizados com os trabalhadores diariamente nas frentes de serviço sempre reforçam a importância do cuidado genuíno e do respeito às pessoas, aos animais silvestres e ao meio ambiente.

E essa forte característica do programa tornou-se ainda mais clara para a comunidade no início desta semana quando imagens feitas na obra em frente à prefeitura municipal, área em que o Parque Urbano e a Lagoa estão em construção, mostrou o exato momento da captura de uma cobra sucuri de mais de cinco metros de comprimento.

Tão logo percebido pelos trabalhadores, as atividades foram paralisadas até que o animal fosse resgatado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e imediatamente procedeu a captura do animal, que foi entregue ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável por realizar a sua soltura em uma área apropriada na Floresta Nacional de Carajás.

De acordo com a analista ambiental do Prosap, Maria Zanandréa Bezerra, o Plano de Resgate e Afugentamento de Animais Silvestres “tem como premissa capturar e/ou afugentar esses animais das áreas de intervenção direta da obra, visando à proteção e segurança da vida silvestre, dos trabalhadores e da população em geral”.

Conforme a analista ambiental, no ano passado a equipe de fauna resgatou 1.883 animais, foram avistados 764 bichos e outros 273 afugentados, sendo que os serviços de avistamento e o afugentamento são ações que visam gerar o mínimo estresse aos animais.

Ainda sobre os resgates realizados, comparando-se os grupos taxonômicos (espécies), mais de 80% foram de répteis, como cobras, tartarugas e jacarés, enquanto que apenas 33% dos registros foram de anfíbios, como sapos e rãs; 0,6% de aves, como pássaros e araras; e 0,6% de mamíferos, como capivaras, marsupiais e roedores. Essas informações estão no Relatório de Fauna da empresa Waste Ambiental, prestadora dos serviços para a Transvias.

Sobre a sucuri, o vídeo teve vários compartilhamentos e comentários nas redes sociais e chamou bastante atenção pelo tamanho e beleza do animal. Importante acrescentar que, no caso de avistamento de um animal desse porte, em qualquer situação, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros para que se proceda o resgate com segurança.

Texto: Jéssica Borges
Imagens: Arquivos Waste Ambiental, Transvias e Prosap