Centro Comunitário Vale do Sol inicia atividades socioculturais para idosos

Ações ocorrem todas às quintas-feiras, das 16h às 18h

Estudos comprovam que o envolvimento de pessoas idosas em atividades socioculturais aumenta o bem-estar e é fundamental para uma vida mais saudável. Pensando nisso, o Centro Comunitário localizado no Residencial Vale do Sol, deu início, nessa quinta-feira, 08, às atividades 2024 do Projeto Ipê Amarelo que tem como objetivo acolher, direcionar e cuidar desse público, proporcionando, assim, interação social e qualidade de vida.

Desenvolvido, desde o segundo semestre de 2023, pela parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Instituto Vale do Sol, o Instituto Maria de Lourdes e a Associação de Desenvolvimento Esportivo Educacional e Cultural de Artes de Parauapebas (Asdecap), o projeto envolve os moradores do Vale do Sol com idade acima de 60 anos.

“O nosso projeto visa acompanhar e, acima de tudo, acolher esse público. Quando eles não podem vir até aqui, a gente vai até a casa deles ou disponibiliza transporte para trazê-los para participar das atividades”, explica a assistente social do Prosap e coordenadora do Centro Comunitário, Eliete Araújo. “Esperamos poder contribuir também com a saúde dessas pessoas, por isso, agora teremos uma oficina de fisioterapia”, complementa a coordenadora.

As atividades com os idosos contam, ainda, com nutricionista e enfermeiros que ajudam com diversas orientações.

A pedagoga Fátima Monteiro, coordenadora administrativa do Centro Comunitário e uma das idealizadoras do Ipê Amarelo, destaca a relevância das ações voltadas para esses moradores. “Percebemos que havia um público que estava fora de todas as atividades que nós realizamos aqui. Nosso projeto é muito bonito e fazemos tudo isso pensando na qualidade de vida dos nossos idosos”.

Segundo Fátima, as parcerias são essenciais para que o projeto se desenvolva. E é por meio delas, que uma vez ao mês, os idosos são levados para um passeio fora do Centro Comunitário. “O próximo passeio será para a Serra dos Carajás, onde será realizado um piquenique”, diz a coordenadora administrativa.

“Tudo isso é pensado para melhorar o bem-estar, o prazer e a qualidade de vida desses idosos. Trabalhamos para que eles possam se sentir ativos dentro da sociedade e pertencentes a uma história, porque essa história é deles”, finaliza Fátima.

Capoterapia

Dentre as atividades realizadas com o público idoso está a capoterapia. A prática combina atividade física com música e canto e, segundo o portal capoterapia.com.br, tem se mostrado uma aliada importante para a saúde física e mental dos idosos.

Vertente da capoeira, a atividade não requer muito esforço físico, recupera a agilidade e ainda melhora o humor e o sono.

Texto: Nara Moura
Fotos: Nara Moura, Emelly Gonçalves e Eliete Araújo