NOTÍCIAS

Prefeitura dá continuidade às obras de saneamento básico no bairro Beira Rio

Publicado em 02/04/2025

Somente no trecho da Avenida Rio Grande, serão instalados cerca de 300 metros de rede coletora de esgoto

Ainda como parte da segunda etapa de obras do Projeto Igarapé Ilha do Coco, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), segue com as execuções de saneamento básico no bairro Beira Rio. Desta vez, os serviços ocorrem na Avenida Rio Grande, desde o cruzamento com a Rua Perimetral Norte até a Rua Rio Verde, nas proximidades do Ginásio Poliesportivo e da subestação de energia.

“Vamos implantar redes coletoras de esgoto com tubos de 150 milímetros que vão transportar todo o esgoto domiciliar coletado e redirecioná-lo para a Estação de Tratamento de Tratamento de Esgoto do bairro Rio Verde”, explica Daniel Magalhães, fiscal de obras do Prosap. A obra da ETE Rio Verde que receberá todo o esgoto coletado, já está com 39% do cronograma executado.

Segundo Magalhães, somente no bairro Beira Rio, serão executados um total de 21 quilômetros de rede coletora de esgoto domiciliar. “A previsão é fazermos, aproximadamente, 51 quilômetros de rede, como parte do Ilha do Coco. Parte desses serviços também beneficiarão bairros como o Guanabara, o bairro Da Paz e um trecho do bairro União”, finaliza.

Comerciante há 10 anos na Avenida Rio Grande, Vanuza Mendonça, vê nos serviços uma melhoria para a cidade. “É muito válido! Parauapebas, realmente, precisa e, a partir dessa iniciativa, com certeza vai melhorar cada vez mais, principalmente, essa questão de tirar esse esgoto que corre nas nossas ruas; vai tirar o mau cheiro e a sujeira, porque quem vem a Parauapebas e vê isso, condena. Se Deus quiser, nossa cidade vai ficar cada vez mais organizada e próspera”, comemora Vanuza.

 

Apoio DMTT

Durante as execuções, os agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) estarão no local para garantir a segurança e fluidez do tráfego.

“Estaremos com os nossos agentes, aqui, nos horários de pico, para orientar os condutores e pedestres”, informa James Costa, chefe da Divisão de Trânsito do DMTT.

Para quem deseja acessar os bairros Beira Rio, Jardim Canadá, Parque dos Carajás ou áreas adjacentes, a alternativa seguir pela Avenida Presidente Kenedy.

A previsão é que a obra seja realizada por até 40 dias na via pública e, nesse período, é importante que a população fique atenta às sinalizações, já que a avenida ficará parcialmente interditada, com trechos isolados conforme o andamento dos trabalhos.

Qualquer dúvida ou reclamação o morador ou mesmo o comerciante pode enviar mensagem para o Alô Prosap pelo telefone: (94) 9 9973-0476.

Texto: Nara Moura

Fotos: Chico Souza