2ª etapa do Projeto Titula Parauapebas reúne mais de 150 moradores do bairro Liberdade 1

Comunidade marcou presença na reunião ocorrida na noite desta terça-feira, 14, na quadra de esportes da Escola Jean Piaget.

Quadra de esportes lotada e moradores atentos às informações repassadas pela equipe técnica do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) sobre a 2ª etapa do Projeto Titula Parauapebas, que prevê a regularização fundiária urbana de mais 900 imóveis localizados no bairro Liberdade 1.

Com a execução do Titula Parauapebas, a comunidade do Liberdade 1 está realizando o sonho de, finalmente, ter a documentação de seus imóveis e o melhor: sem pagar qualquer valor por isso, visto que o projeto tem o objetivo promover a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) dos terrenos da região, de forma a garantir a segurança jurídica das posses e o direito social à moradia.

Sabendo da importância da ação e tendo recebido o convite da reunião por meio da equipe de mobilizadores sociais do Prosap, a aposentada Maria Conceição Correia, de 68 anos, está entusiasmada com o processo e com a possibilidade de receber o documento da casa dela nos próximos meses. “A gente quer ter uma segurança com o lar da gente. Eu fico muito feliz em receber o título definitivo”, diz, acrescentando que mora há 13 anos no bairro.

Para Manoel Antônio Freitas, também morador do bairro, o Projeto Titula Parauapebas veio para fazer a diferença na vida dele. “É muito bom porque, estando com o título na mão, nós podemos fazer o melhor para nós. Sem esse título, estamos ainda sem poder fazer nada. Até para construir fica difícil. Hoje se você for no cartório para fazer um documento, você gasta um absurdo. Então, vai ser só alegria quando eu receber o documento”, comenta.

Segundo Cleverland Carvalho de Araújo, coordenador de projetos especiais da Prefeitura de Parauapebas, nesta reunião com a comunidade, o objetivo foi apresentar o projeto urbanístico da segunda fase do projeto. “A nossa expectativa é, até o final desta fase, regularizar 900 imóveis. Hoje estamos com a equipe trazendo para a população as informações do projeto e as fases que têm que ser seguidas até que o projeto seja enviado ao cartório”, explica, reforçando que a participação da sociedade é de extrema importância para o êxito das ações.

A assistente social do Prosap, Vanessa Ineth Silva, responsável pela mobilização da comunidade, destaca que o próximo passo é a realização do cadastro físico dos imóveis dos moradores que participaram da reunião. “A cada nova etapa desta segunda fase, os moradores serão informados previamente pela equipe do Prosap, assim como foi feito na primeira etapa do projeto”, reforça.

Resultado

O Titula Parauapebas é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Parauapebas e, no último dia 20 de maio, foram entregues 343 títulos de propriedades de imóveis aos moradores do bairro Liberdade 1 como resultado da primeira etapa do projeto.

Texto: Jéssica Borges e Nara Moura
Fotos: Elienai Araújo