NOTÍCIAS

Complexo Turístico Bel Mesquita sedia evento de 40 anos da Vale no Pará

Publicado em 07/04/2025

Ação ocorreu nos dias 5 e 6 abril (sábado e domingo) e contou com diversas atividades para a comunidade

Realizado em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, o evento “Vale + Comunidade na Praça” foi a principal atração do último fim de semana do Complexo Turístico Bel Mesquita. Construído pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o local já se consolidou como principal cartão-postal da cidade.

Estamos recebendo a Vale comemorando os seus 40 anos dentro do Pará. Com isso, o governo Aurélio Goiano reforça a sua parceria com a Vale e, claro, com a própria comunidade que é a maior beneficiada de todas as nossas obras. Este evento vem mostrar e consolidar a importância do complexo, que nós entregamos para a comunidade e para todos os cidadãos da nossa cidade”, reforça o coordenador do programa de saneamento, Thiago Batista.

Moradora de Tucuruí, município a cerca de 420 quilômetros de Parauapebas, a técnica de enfermagem, Alexandra Prestes, de 42 anos, diz que sempre que vem à cidade, aproveita para visitar o complexo. “É um espaço superagradável, seguro e que dá para trazer a família e os filhos para brincar, porque tem segurança para os nossos filhos”, comenta, Alexandra.

Com 94 anos e pai de 16 filhos, Pedro Xavier, visitando Parauapebas pela primeira, não perdeu tempo e tratou de conhecer o complexo. “É muito lindo. Uma coisa que eu ainda não tinha visto e minha filha me trouxe para eu olhar. Estou muito satisfeito”, diz com um largo sorriso o idoso.

Quem também desfrutou do vento para aumentar as vendas de pipoca foi Maria Luz, de 54 anos. Vendedora ambulante fixa do Complexo Turístico desde a inauguração do local, em dezembro de 2022, Maria trabalha juntamente com uma das filhas que é vendedora de algodão doce.

“Eu estou aqui desde o início. Para mim foi uma benção, uma porta se abriu, porque eu gosto muito de trabalhar aqui, acho muito legal, principalmente, quando é um evento que nem este que dá da gente faturar bem. Eu agradeço muito a Deus por isso”, fala com gratidão Maria, informando que é da venda das pipocas que tira o sustento da família. “É daqui que eu tiro o meu sustento. Na minha casa, não tem ninguém assalariado, toda renda vai daqui. Antes, a gente ficava nas ruas, indo vender nas praças, ia para uma, ia para outra e, aí, era muito difícil, e aqui não, já é um ponto fixo”, finaliza a vendedora.

Vale + Comunidade na Praça

Com uma vasta programação que incluiu apresentações culturais diversas, pinturas, brincadeiras e esportes, a população também teve a oportunidade de interagir, por meio da realidade aumentada, com a fauna da Floresta Amazônica e participar de jogos, dinâmicas e brincadeiras, tudo de forma gratuita.

“O objetivo é realizar uma integração com a população do município. Então, quando a gente pensou em trazer esse evento para Parauapebas, a primeira opção que veio na nossa mente, foi o Complexo Turístico, porque percebemos que ele tem uma estrutura incrível, já totalmente integrado à cidade, e a própria estrutura já facilitaria para trabalharmos as atrações”, explica Rodrigo Cabral, gerente interino de Comunicação da Vale.

Rodrigo também ressaltou a importância da interação que a comunidade local já possui com o Complexo Turístico. “A comunidade se sente dona disso aqui, como realmente é. Então, encontramos tudo que estávamos precisando que é a estrutura e a participação da população e logo imaginamos que seria esse sucesso que está sendo”, finalizou o gerente.

Texto: Nara Moura

Fotos: Chico Souza