Centro Comunitário do Vale do Sol é entregue à comunidade

Previous
Next

Espaço dispõe de salas amplas, cinco banheiros, área de vivência e estacionamento. Inauguração ocorreu na sexta-feira, 17.

“Eu me sinto privilegiada de ser moradora do Vale do Sol. E agora, com esse espaço, as crianças vão poder brincar e ocupar mais o tempo. Estou feliz demais porque eu também recebi a chave do meu ponto comercial. Quero colocar lá um armarinho – vender de tudo um pouco. Eu nunca tive uma oportunidade como essa; vou abraçar forte essa conquista”, diz Angela Maria da Silva, toda sorridente, durante a inauguração do Centro Comunitário do Residencial Vale do Sol, ocorrida na última sexta-feira, 17.

Construído pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Centro Comunitário tem por objetivo tornar-se um ambiente para a promoção da participação comunitária, fomentando o envolvimento dos moradores em cursos de capacitação profissional, em atividades e ações socioambientais.

Neste local também será desenvolvida programação de lazer e entretenimento para a juventude, como destaca o coordenador executivo do Prosap, Daniel Benguigui: “essa é mais uma obra que o Prosap está entregando. O Centro Comunitário vai servir também como ponto de apoio para a comunidade, e nós vamos conseguir fazer com que essas famílias se desenvolvam, cresçam, oferecendo aqui cursos, como balé, informática, dentre outros”, comenta.

A criançada do bairro se divertiu muito durante a inauguração, tendo em vista os espaços e atividades preparadas especialmente para elas. Tudo isso, fruto da importante parceria entre a equipe ambiental do Prosap e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). “Muita pintura, cores, brincadeiras e um circuito educativo pensado para esse grande momento”, frisa a geóloga Lana Nunes, responsável pela programação.

Atendimento social à comunidade

O Centro Comunitário está localizado na rua Jerusalém, quadra 6, entre as ruas Rafael Pierre Fraga e Odilon Gomes. O atendimento social às famílias reassentadas já funciona no novo endereço. E durante toda esta semana, dez mulheres da comunidade participam de curso de produção de chocolate, parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Esse espaço visa à inserção e ao preparo da comunidade por meio de cursos profissionalizantes, cursos de empreendedorismo, atenção à criança e ao adolescente, e também ao atendimento social que continuará aqui, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h”, acrescenta a assistente social, Camila Aragão.

Centro Comercial

Também no Vale do Sol, o Prosap construiu o Centro Comercial do bairro, totalizando 14 unidades comerciais. Essas unidades são destinadas a atender famílias que desempenham atividades econômicas, mapeadas ainda no levantamento social realizado no ano de 2017, bem no início do programa. Na ocasião da inauguração do Centro Comunitário, foi realizada também a entrega das chaves para essas famílias. “Nós estamos devolvendo a essas famílias esse espaço para que elas possam desenvolver suas atividades econômicas novamente”, afirma Daniel Benguigui.

Os 14 boxes que compõem o Centro Comercial estão localizados nas ruas Odilon Gomes, quadra 03; Marcos Paulo, quadra 08; e na avenida Havana, quadra 05. “O Centro Comercial vai acrescentar muito na vida dessas pessoas, porque elas estarão em um lugar adequado e favorável para o desenvolvimento de sua atividade comercial”, completa a assistente social, Camila Aragão.

Parceiros

A entrega dos espaços contou com a participação dos secretários de Educação, José Leal Nunes; de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção; secretário-adjunto de Desenvolvimento, Claiton de Sousa e Silva; representante da empresa CHR Engenharia, Carlos Henrique da Cunha; presidente da Associação de Moradores do bairro Vale do Sol, Raimundo Nicácio; vice-presidente do Comitê de Participação Comunitária, Jafé Carneiro, além de membros do comitê, moradores do bairro e equipe técnica do Prosap.

Texto: Jéssica Borges
Fotos: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP

Todos os Direitos Reservados PROSAP 2021